Visitando obras historiográficas do Império Lusitano na Oceania: Um recorte da história de Timor-Leste

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/revmar.2020.48939

Palavras-chave:

Historiografia, Timor-Leste, Argumento Literário, Pós-colonial

Resumo

O artigo procura relacionar literatura historiográfica do Império Português do período colonial de Timor-Leste como fonte de argumentos para uma literatura ficcional pós-colonial por meio de duas obras de grande importância para o entendimento do período. As narrativas das obras As possessões Portuguesas na Oceania de Afonso de Castro de 1867 e Ocupação e Colonização Branca de Timor de Teófilo Duarte de 1940, ambos antigos governadores portugueses de Timor-Leste, são abundantes e apresentam fatos de grande beleza literária, que como fatos históricos, contam a saga do povo timorense. Com esse direcionamento o artigo traça o processo de colonização no rastro das Grandes Navegações que iniciou a globalização e a dominação cultural para culminar na historiografia oficial de Timor e os argumentos literários que dela podem ser colhidos. O trabalho é parte de pesquisa de doutoramento de um de seus autores e como metodologia procedeu-se a pesquisa bibliográfica a documentos históricos presentes na Biblioteca da Pós-Graduação da Universidade Nacional de Timor Lorosa'e.

Biografia do Autor

Hélio José Santos Maia, Universidade de Brasília

Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, atuando também no Programa de Pós-graduação em Educação na Modalidade Profissional. Doutor em Educação e Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade de Brasília; graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia.

Urânia Auxiliadora Santos Maia de Oliveira, Universidade Federal da Bahia

Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, atuando também no Programa de Pós-graduação Doutorado Multiinstitucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento. Doutorado em Educação, Mestre em Artes Cênicas e graduada em Teatro pela Universidade Federal da Bahia.

Referências

BARBEDO DE MAGALHÃES, António. Timor-Leste - Interesses Internacionais e actores locais. Vol. III: A difícil construção do Estado democrático, 1999-2007. Porto: Afrontamento, 2007.

BECK, Ulrich. O que é Globalização? Equívocos do globalismo: respostas à globalização. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

BORGES, Márcio. Cartas da Humanidade: Civilização escrita à mão. Cinco mil anos de história em 141 cartas imemoriais. São Paulo: Geração, 2014.

CASTRO, Afonso de. As Possessões Portuguezas na Oceania. Lisboa: Imprensa Nacional, 1867.

DOREN, Charles Van. Uma breve história do conhecimento. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2012.

DOWEL, J. A. M. Os jesuítas e a globalização uma alternativa. In: BINGEMER, M. C. L.; et al (eds.). A Globalização e os Jesuítas: Origens, história e impactos. Vol. 1. São Paulo: Loyola 2007.

DUARTE, T. Ocupação e Colonização Branca de Timor. Porto: Educação Nacional, 1944. (Coleção Fórum - Estudos Coloniais, 13ª Secção, n. 2).

FRANCA, L. O método pedagógico dos Jesuítas. Rio de Janeiro: Agir, 1952.

FREYRE, Gilberto. China Tropical. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2003.

HARARI, Yuval Noah. Sapiens: Uma breve história da humanidade. Porto Alegre: L&PM, 2015.

HULL, Geoffrey; ECCLES, Lance. Gramática da Língua Tétum. Lisboa; Porto; Coimbra: Lidel, 2005.

MARCHTONNI, Antonio. Prefácio da Edição em português da obra Didascálicon da arte de ler. In: DE SÃO VÍTOR, H. Didascálicon da arte de ler. Trad. Antonio Marchtonni. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

MILLER, Barbara. Antropología Cultural. Madrid: Pearson Educación, 2011.

STANLEY, Christopher. The Colonized Apostle: Paul Through Postcolonial Eyes. Minneapolis: Fortress Press, 2011.

XIMENES BELO, Dom Carlos Filipe. Os Reinos Antigos de Timor-Leste: Reys de Lorosay e Reys de Lorothoba, Coronéis e Datos. Porto: Ed. Porto, 2013.

Downloads

Publicado

2020-09-30

Como Citar

Maia, H. J. S., & Oliveira, U. A. S. M. de. (2020). Visitando obras historiográficas do Império Lusitano na Oceania: Um recorte da história de Timor-Leste. Revista Maracanan, (25), 213–229. https://doi.org/10.12957/revmar.2020.48939