A revista O Observador Econômico e Financeiro e as favelas cariocas: fotografia documental e os regimes de representação da pobreza urbana (1942-1953)
DOI:
https://doi.org/10.12957/revmar.2020.47923Palavras-chave:
Favelas Cariocas, Fotografia Documental, FotorreportagemResumo
O artigo analisa as fotorreportagens com imagens de favelas na revista O Observador Econômico e Financeiro, no período de 1942 e 1953, quando o fotografo Mozar Alves da Silva fez parte da equipe editorial do periódico. Criada em 1936 por Valentin Rebouças, O Observador Econômico e Financeiro foi uma revista especializada em análises sociais e econômicas, sendo um dos locus do debate desenvolvimentista. Na década de 1940, a revista incorporou parte das inovações gráficas introduzidas pelo O Cruzeiro, dando maior destaque às fotografias em suas reportagens que documentavam as transformações econômicas do país. O tema das favelas foi pauta de reportagens que abordavam a modernização urbana da Capital Federal. As fotografias reiteravam o mito da Favela no Rio de Janeiro e dramatizavam discursos e estigmas da pobreza urbana a partir do debate da “marginalidade social”.
Referências
ABREU, Maurício de Almeida. Reconstruire une histoire oubliée – Origine e expantion initiale des favelas de Rio de Janeiro. Gênese, Paris, n. 18, juin 1994.
AMOROSO, Mauro. Caminhos do lembrar: a construção e os usos políticos da memória no Morro do Borel. 2012. Tese (Doutorado em História, Política e Bens Culturais) – Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro.
AMOROSO, Mauro. Nunca é tarde para ser feliz: a imagem das favelas pelas lentes do Correio da Manhã. Curitiba: CRv, 2011.
BASTIDE, Roger; FERNANDES, Florestan. Brancos e negros em São Paulo. São Paulo: Global, 2008.
BAURET, Gabriel. A fotografia: História – Estilos – Tendências – Aplicações. Lisboa: Edições 70, 1992.
BENMERGUI, Leandro. The Alliance for Progress and housing policy in Rio de Janeiro and Buenos Aires in the 1960s. Urban History, n. 36, v. 2, p. 303-326, jun. 2006.
CAMPOS, Andrelino. Do quilombo à favela: a produção do “espaço criminalizado” no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.
COELHO, Maria Beatriz. Imagens da nação: brasileiros na fotodocumentação 1940 até o final do século XXI. Belo Horizonte; São Paulo: UFMG; EDUSP; Imprensa Oficial do Estado de SP, 2012.
CORREA, Maria Letícia. Um estudo sobre o debate desenvolvimentista nas páginas de Observador Econômico e Financeiro (1936-1954). Anais do [...]. XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH. São Paulo: ANPUH, jul. 2011.
COSTA, Heloise; BURGI, Sérgio (orgs.). As origens do fotojornalismo no Brasil: um olhar sobre o Cruzeiro (1940-1960). Rio de Janeiro: IMS, 2012.
COSTA, Heloise. Entre o local e o global: a invenção da revista O Cruzeiro. In: COSTA, Heloise; BURGI, Sérgio (orgs.). As origens do fotojornalismo no Brasil: um olhar sobre o Cruzeiro (1940-1960). Rio de Janeiro: IMS, 2012.
COSTA, Heloise. Surpresa objetiva: novos modos de ver nas revistas ilustradas modernas. In: SAIMAN, Etienne. Como pensam as imagens. Campinas: Unicamp, 2012.
D’AVILA, Cristiane. A favela visível: o olhar fotográfico de Anthony Leeds. 2019. Disponível em: https://www.cafehistoria.com.br/favela-visivel-anthony-leeds/#_ftn4. Acesso em 18/01/2020.
DAVIS, Mike. Planeta Favela. São Paulo: Boitempo, 2006.
DUTRA, Eliana Regina de Freitas. Cultura. In: GOMES, Angela de Castro (org.). História do Brasil Nação. Vol. 4: Olhando para dentro. Rio de Janeiro: Objetiva, 2013.
ELKINS, James. An introduction to the visual studies that not in This Book. In: ELKINS, James; McGUIRE, Kristi (eds.). Theorising Visual Studies. New York; London: Routledge, 2013.
ELKINS, James. História da arte e imagens que não são arte. Revista Porto Alegre, Porto Alegre, v. 18, n. 30, maio 2011.
GOMES, Gabriela. Vivienda social en dictaduras - actores, discursos, políticas públicas y usos propagandísticos en las Regiones Metropolitanas de Buenos Aires (1966-1983) y Santiago de Chile (1973-1989). 2018. Tesis (Doctorado en Historia) – Facultad de Filosofía y Letras de la Universidad de Buenos Aires, Buenos Aires.
GORELIK, Adrián. A produção da "cidade latino-americana". Tempo Social, São Paulo, v. 17, n. 1, p. 111-133, jun. 2015.
JOHNSON, Willian S.; RICE, Mark; WILLIAMS, Carla (orgs.). História de la fotografia: de la 1839 a la actualidad. Nova York: Taschen, 2015.
KNAUS, Paulo. Aproximações disciplinares: história, arte e imagem. Anos 90, Porto Alegre, v. 15, n. 28, p. 151-168, dez. 2008.
KNAUS, Paulo. O desafio de fazer história com imagens. ArtCultura, Uberlândia (SP), v. 8, n. 12, p. 97-115, jan.-jul. 2006.
LEBRET, Louis; RIOS, Arthur; MODESTO, Helio (coords.). Aspectos Humanos das Favelas Cariocas. São Paulo: Estado de São Paulo, 1960.
LEDO, Margarita. Documentalismo Fotográfico. Madrid: Catedra - Signo e Imagem, 1998.
LEEDS, Anthony; LEEDS, Elizabeth. A sociologia do Brasil urbano. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
LUCA, Tania Regina de. Lituras, projetos e (re)vista(s) do Brasil (1916-1944). São Paulo: Unesp, 2011.
MACHADO DA SILVA, Luiz Antonio. A Política na favela. Cadernos Brasileiros, ano IX, n. 41, maio-jun. 1967.
MATTOS, Romulo Costa. Pelos Pobres! Campanhas pela construção de habitações populares e discursos sobre as favelas na Primeira República. 2008. Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal Fluminense, Niterói (RJ).
MICELI, Sergio. Intelectuais à brasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
MUNANGA, Kabengele. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil – identidade nacional versus identidade negra. Belo Horizonte: Autentica, 2019.
OLIVEIRA, Samuel Silva Rodrigues de. “Os trabalhadores favelados”: identificação das favelas e movimentos sociais no Rio de Janeiro e Belo Horizonte. 2014. Tese (Doutorado em História, Políticas e Bens Culturais), Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro.
PARISSE, Luciano. Favelas do Rio de Janeiro: Evolução e sentido. Rio de Janeiro: Cenpha, 1969.
PERLMAN, Janice. O mito da Marginalidade: favelas e política no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
PINTO, Luis Costa. O negro no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: UFRJ, 1996.
SCHIVINATTO, Iara Lis; COSTA, Eduardo Augusto (orgs.). Cultura Visual e História. São Paulo: Pamela, 2013.
SILVA, Maria Lais Pereira da. A favela e o subúrbio: associação e dissociações na expansão suburbana da favela. In: FERNANDES, Nelson da Nóbrega; OLIVEIRA, Márcio Piñon de (orgs.). 150 anos de subúrbio carioca. Rio de Janeiro: Lamparina; FAPERJ, 2010.
VALLADARES, Lícia do Prado. A invenção da favela: do mito de origem à favela.com. Rio de Janeiro: FGV Ed., 2005.
WANDERLEI, Ludmila Carvalho. O trabalhador na fotografia documental. Curitiba: Apris, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Maracanan o direito de publicação, sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os dados e conceitos abordados são da exclusiva responsabilidade do autor.
A Revista Maracanan está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.