A imagem da cidade: o Centro Comercial de Campo Grande, Rio de Janeiro, no século XXI

Paulo Henrique Araújo Barata

Resumo


O artigo objetiva a descrição da atual organização do espaço comercial do centro de Campo Grande, Rio de Janeiro, e ruas adjacentes, e identificação das evidências de acúmulo de tempos desiguais que formam a paisagem e o espaço urbano hodierno do bairro. A partir dos elementos espaciais materializados como objetos buscamos compreender as ações realizadas nesse recorte espacial ao longo do tempo. Para atingir tal fim usamos a descrição e, por conseguinte, utilizamos a metodologia de leitura da imagem da cidade de Kevin Lynch para adquirir e interpretar a imagem atual do centro comercial tipicamente urbano de um bairro outrora rural. Identificamos a consolidação dos objetos tipicamente urbanos sobre os rurais, e a refuncionalização dos objetos rurais para as atividades urbanas.


Palavras-chave


Campo Grande; Centro Comercial; Paisagem Urbana; Espaço Urbano; Rugosidades

Texto completo:

PDF

Referências


ABREU, Maurício de. A evolução urbana do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, 2008.

BARATA, Paulo Henrique Araujo. O Estado capitalista e a produção desigual do espaço no bairro de Campo Grande, Rio de Janeiro. 2012. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Instituto de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

BARATA, Paulo Henrique Araujo. O Sertão vira Calçadão: A transformação do rural em urbano em Campo Grande, Rio de Janeiro, ao longo do século XX. 2019. Tese (Doutorado em Geografia) – Instituto de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

GODOY, Paulo Roberto Teixeira (org.). História do Pensamento Geográfico e epistemologia em Geografia. São Paulo: Ed. UNESP, 2010.

HOLANDA, Sérgio Buarque. Raízes do Brasil. 26ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

LEFEBVRE, Henri. De lo rural a lo urbano. Barcelona: Península, 1978.

LOURENÇO, Alexandre da Silva. O bairro de Campo Grande: representações, impasses, perspectivas e particularidades de "um" processo de reestruturação urbana. 2009. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Instituto de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

LYNCH, Kevin. A imagem da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

MORAES, Antonio Carlos Robert. Ideologias Geográficas. São Paulo: Annablume, 2005.

PINTAUDI, Silvana. Anotações sobre o espaço do comércio e do consumo. In: CARRERAS, Carles; PACHECO, Susana Mara Miranda. Cidade e comércio: a rua comercial na perspectiva internacional. Rio de Janeiro: Armazém das Letras, 2009.

SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. São Paulo: EdUSP, 2006.

SANTOS, Milton. Espaço e método. São Paulo: Nobel, 1985.

SANTOS, Milton. Espaço e Sociedade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1980.

SOUZA, Marcelo Lopes de. Os conceitos fundamentais da pesquisa sócio-espacial. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.




DOI: https://doi.org/10.12957/revmar.2020.47756

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexadores

                 

         

              

              

 

Divulgadores