A imagem da cidade: o Centro Comercial de Campo Grande, Rio de Janeiro, no século XXI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/revmar.2020.47756

Palavras-chave:

Campo Grande, Centro Comercial, Paisagem Urbana, Espaço Urbano, Rugosidades

Resumo

O artigo objetiva a descrição da atual organização do espaço comercial do centro de Campo Grande, Rio de Janeiro, e ruas adjacentes, e identificação das evidências de acúmulo de tempos desiguais que formam a paisagem e o espaço urbano hodierno do bairro. A partir dos elementos espaciais materializados como objetos buscamos compreender as ações realizadas nesse recorte espacial ao longo do tempo. Para atingir tal fim usamos a descrição e, por conseguinte, utilizamos a metodologia de leitura da imagem da cidade de Kevin Lynch para adquirir e interpretar a imagem atual do centro comercial tipicamente urbano de um bairro outrora rural. Identificamos a consolidação dos objetos tipicamente urbanos sobre os rurais, e a refuncionalização dos objetos rurais para as atividades urbanas.

Biografia do Autor

Paulo Henrique Araújo Barata, Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro

Professor Docente I - Geografia da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. Doutor e Mestre em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Especialista em Políticas Territoriais do Estado do Rio de Janeiro pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro; graduado em Geografia pelas Faculdades Integradas Simonsen e em Complementação Pedagógica em Língua Inglesa pela Universidade Castelo Branco.

Referências

ABREU, Maurício de. A evolução urbana do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, 2008.

BARATA, Paulo Henrique Araujo. O Estado capitalista e a produção desigual do espaço no bairro de Campo Grande, Rio de Janeiro. 2012. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Instituto de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

BARATA, Paulo Henrique Araujo. O Sertão vira Calçadão: A transformação do rural em urbano em Campo Grande, Rio de Janeiro, ao longo do século XX. 2019. Tese (Doutorado em Geografia) – Instituto de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

GODOY, Paulo Roberto Teixeira (org.). História do Pensamento Geográfico e epistemologia em Geografia. São Paulo: Ed. UNESP, 2010.

HOLANDA, Sérgio Buarque. Raízes do Brasil. 26ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

LEFEBVRE, Henri. De lo rural a lo urbano. Barcelona: Península, 1978.

LOURENÇO, Alexandre da Silva. O bairro de Campo Grande: representações, impasses, perspectivas e particularidades de "um" processo de reestruturação urbana. 2009. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Instituto de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

LYNCH, Kevin. A imagem da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

MORAES, Antonio Carlos Robert. Ideologias Geográficas. São Paulo: Annablume, 2005.

PINTAUDI, Silvana. Anotações sobre o espaço do comércio e do consumo. In: CARRERAS, Carles; PACHECO, Susana Mara Miranda. Cidade e comércio: a rua comercial na perspectiva internacional. Rio de Janeiro: Armazém das Letras, 2009.

SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. São Paulo: EdUSP, 2006.

SANTOS, Milton. Espaço e método. São Paulo: Nobel, 1985.

SANTOS, Milton. Espaço e Sociedade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1980.

SOUZA, Marcelo Lopes de. Os conceitos fundamentais da pesquisa sócio-espacial. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

Downloads

Publicado

2020-05-31

Como Citar

Barata, P. H. A. (2020). A imagem da cidade: o Centro Comercial de Campo Grande, Rio de Janeiro, no século XXI. Revista Maracanan, (24), 167–204. https://doi.org/10.12957/revmar.2020.47756