Imagens da urbanidade e a cidade-síntese africana na Oréstia, de Pier Paolo Pasolini

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/revmar.2020.47699

Palavras-chave:

Pier Paolo Pasolini, História da Cultura Visual das Cidades, Cinema e História

Resumo

O texto analisa historicamente a apresentação das cidades africanas no filme Appunti per un’Orestiade Africana (1969), realizado por Pier Paolo Pasolini (PPP), o qual propõe uma interpretação histórico-mítico da África do final dos anos 1960 por meio da Oréstia de Ésquilo. PPP usa a peça para interpretar as transformações históricas da África de então, retratando ambientes urbanos como “neocapitalistas”, mas identificando tanto nestes os sinais de cultura arcaica que mostravam a resistência de que chamava de cultura subproletária do “Terceiro Mundo”. Analisamos os tropos e ícones usados como chaves etnográficas de interpretação do “outro” no filme e em textos de PPP. Usando da iconologia e da narratologia tratamos das seguintes perguntas: Qual a singularidade das paisagens urbanas apresentados por PPP? Quais eram e de onde provêm os tropos mobilizados pelo cineasta? Qual a forma de ver/pensar a alteridade africana e a italiana do final dos anos 1960?

Biografia do Autor

Francisco Das Chagas Fernandes Santiago Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, atuando no Departamento de História, no Programa de Pós-graduação em História e no Mestrado Profissional em Ensino de História – PROFHISTORIA. Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense; Mestre em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas; graduado em História pela Universidade Federal do Piauí. Realizou estágio de pós-doutorado na Universitàdi Bologna

Referências

AMOROSO, Maria Betania. Nós e ele: Pasolini no Brasil. In: BERADINELLI, Alfonso; DIAS, Maurício (orgs.). Pasolini: poemas. São Paulo: Cosac &Naify, 2015.

BAZZOCHI, Maurizio. Pasolini: abjuração e veridição. In: KACTUZ, Flavio (org.). Pasolini ou quando o cinema se faz poesia e política de seu tempo. Catálogo. Rio de Janeiro: Banco do Brasil, 2014.

BORDWELL, David. Figuras traçadas na luz. Campinas, SP: Papirus, 2006.

BRUNETTA, G. P. Cent’annidi cinema italiano: 2. Dal 1945 ai giorninostri. Roma-Bari:Laterza, 2004.

CAMINATI, Luca. Orientalismo eretico: Pier Paolo Pasolini e il cinema delterzo mondo. Genova: Bruno Mondadori, 2007.

CARNEIRO, David Pessoa. Pasolini, vulgo Plauto: raduzibilidades. Revista Diálogos Mediterrâneos, Curitiba, n. 9, p. 89-98, 2015.

CANEIRO, David Pessoa; LIMA, Manoel Ricardo de. Pasolini: retratações. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2019.

ESPOSITO, Roberto. Il Pensiero vivente. Torino: Einaudi, 2010.

GRESLERI, Lapo. O olhar antropológico de Pasolini sobre a África moderna. In: KACTUZ, Flavio (org.). Pasolini ou quando o cinema se faz poesia e política de seu tempo. Catálogo. Rio de Janeiro: Banco do Brasil, 2014.

HONESKO, Vinicius. Murilo Mendes, Pier Paolo Pasolini e as religiões de seus tempos. 2012. Tese (Doutorado em Literatura) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

HONESKO, Vinicius. Política dos rostos: nostalgia da vida e crítica do presente em Pier Paolo Pasolini e Giorgio Agamben. Outra travessia, Florianópolis, UFSC, v. 24, p. 18-33, 2017.

HONESKO, Vinicius. Um intelectual perto do fim: as agruras da resistência de Pasolini. Revista Diálogos Mediterrânicos, Curitiba, v. 1, p. 53-65, 2015.

MANCINI, Michele; PERRELLA, Giuseppe (orgs.). Pier Paolo Pasolini: corpi e luoghi. Roma: Centro Grafico GPR, 1981.

MAUAD, Ana Maria. O olhar engajado: fotografia contemporânea e as dimensões políticas da cultura visual. ArtCultura, Uberlândia, v. 10, n. 16, p. 33-50, jan.-jun. 2008.

MCCLINTOCK, Anne. Couro imperial: raça, genero e sexualidade no embate colonial. Campinas, SP: Ed. Unicamp, 2010.

MITCHELL, W. T. J. (org.). Landscape and power. Chicago: The University Chicago Press, 1994.

MITCHELL, W. T. J. Teoría de la Imagen. Madrid: Akal, 2009.

MBEMBE, Achille. Crítica da razão negra. Lisboa: Antígona, 2014.

MBEMBE, Achille, Necropolítica: biopoder, soberania, estado de exceção, política de morte. São Paulo: n-1 Edições, 2018.

NAZÁRIO, Luiz. Todos os corpos de Pasolini. São Paulo: Perspectiva, 2007.

OLIVEIRA NETO, Ulysses Maciel de. O cinema trágico-poético de Pier Paolo Pasolini: “Medéia”; “Édipo rei”; “Appunti per un’Orestiade africana”. 2009. Tese (Doutoramento em Literatura Comparada) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

PALMA, Silvana. Fotografia di una colonia: l’Eritreadi Luigi Naretti (1885-1910). Quadernistorici, Bologna, v. 37, n. 1, p. 83-147, 2002.

PARIGI, S. Fisiologia dell’immagine: ilpensierodiCesareZavattini. Milano: Lindal, 2006.

PASCALE, Gaia De. Africa. In: Scrittori in viaggio:narratori e poetiitalianidelNovecento in giro per il mondo. Torino: BollatiBoringhieri, 2001.

PRAINDEL, Chiara. L’Africaedilterzo mondo nella opera letteraria e cinematograficadiPier Paolo Pasolini. 2001. TesidiLaurea -Universitàdegli Studi di Trento, Trento.

SETTIS, Salvatore. El futuro delclásico. Madrid: Abada, 2006.

SANTIAGO JR., Francisco das Chagas Fernandes. Antropofagia, passado prático e usos do passado em Como era gostoso o meu francês (1971) de Nelson Pereira dos Santos. História da historiografia, Ouro Preto (MG), v. 9, n. 20, p. 157-175, jul. 2016.

TRIULZI, Alessandro. La costruzionedell’immaginedell’Africa e degliafricani. In: BURGIO, Alberto Burgio (org.).Nel nome della razza. Bologna: Il Mulino, 1999.

WHITE, Hayden. Figural Realism: studies in the mimesis effect. Baltimore: John Hoppkins University Press, 1999.

ZACCARIA, Massimo “Quellesplendidefotografiecheriproduconotantiluoghipittoreschi”: l’usodella fotografia nella propaganda coloniale italiana (1898-1914). In: FIAMINGO, Cristiana (org.). Identità d’Africafra arte e politica. Roma: Aracne, 2008.

Downloads

Publicado

2020-05-31

Como Citar

Santiago Júnior, F. D. C. F. (2020). Imagens da urbanidade e a cidade-síntese africana na Oréstia, de Pier Paolo Pasolini. Revista Maracanan, (24), 446–474. https://doi.org/10.12957/revmar.2020.47699