Encontros nas margens: percursos urbanos, corpo e desejo na filmografia de Marcelo Caetano
DOI:
https://doi.org/10.12957/revmar.2020.47600Palavras-chave:
Cidade, Corpo, Sexualidade, Cinema Brasileiro, Marcelo CaetanoResumo
Neste artigo, pretendemos discutir como os locais públicos e as zonas liminares desempenham um papel central nos filmes Bailão (2009), Na sua companhia (2011) e Corpo elétrico (2017), dirigidos por Marcelo Caetano. O que está em jogo nestas obras é a própria possibilidade de experienciar espaços urbanos como lugares de encontro afetivo e desejo erótico. Mediante um investimento em relações e itinerários à margem, traçamos uma tensão e também uma ambivalência recorrente em relação às cidades que os personagens habitam. A forma cinematográfica destaca a cidade como topografia imaginada e, ainda, como um plano de percepção composto por várias modulações entre desconexão e pertencimento, disciplina e prazer, proximidade e exclusãoReferências
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