Fotografias de Cesar Barreto no contexto do “Rio Olímpico”: transformações espaciais e arquitetônicas na região portuária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/revmar.2020.47551

Palavras-chave:

Fotografia, Paisagem, Revitalização, Zona Portuária, Rio de Janeiro

Resumo

Cesar Barreto foi o fotógrafo contratado pela Prefeitura do Rio para registrar o processo de revitalização da zona portuária do Rio de Janeiro para os Jogos Olímpicos de 2016. Suas fotos eram publicadas no portal institucional Cidade Olímpica, que continha informações sobre as obras e projetos em andamento. Este artigo discute o papel das fotografias produzidas por Barreto para a memória urbanística da cidade, bem como as principais ideias por trás do projeto Porto Maravilha no contexto das cidades globais. As reformas urbanas executadas no Rio tiveram inspiração na política urbana neoliberal, implicando, sobretudo, a valorização da marca-cidade, buscando torná-la competitiva no mercado internacional.

Biografia do Autor

Débora Gauziski, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Pós-doutoranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutora e Mestre em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro; graduada em Comunicação Social pela Universidade Estácio de Sá

Ricardo Ferreira Freitas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor Titular da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutor em Sociologia pela Université René Descartes - Paris V; Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; graduado em Comunicação Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Vania Oliveira Fortuna, Universidade Veiga de Almeida

Professora dos cursos de Jornalismo e Publicidade da Universidade Veiga de Almeida; Pós-doutoranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutora em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense; Mestre em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro; graduada em Comunicação Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e em Relações Públicas pela Universidade Estácio de Sá

Referências

ARANTES, Pedro Fiori. Arquitetura na era digital-financeira: desenho, canteiro e renda da forma. São Paulo: Editora 34, 2012.

FORTUNA, Vania O. “Rio do Porto Maravilha”, rio de sentidos: lutas simbólicas por um consenso discursivo de cidade global. 2016. Tese (Doutorado em Comunicação Social) – Universidade Federal Fluminense, Niterói (RJ).

FREITAS, Ricardo; LINS, Flavio; SANTOS, Maria Helena Carmo dos. Megaevento: uma lógica de transformação social. In: FREITAS, Ricardo; LINS, Flavio; SANTOS, Maria Helena Carmo dos (orgs.). Megaeventos, comunicação e cidade. Curitiba: CRV, 2016.

GAUZISKI, Débora. A paisagem olímpica do Rio de Janeiro: natureza e ruínas no discurso institucional. INTERIN, Curitiba, v. 24, n. 1, jan./jun. 2019.

GAUZISKI, Débora. Imagens de uma cidade em construção: as tramas do arquivo fotográfico das transformações urbanas do Rio Olímpico. 2018. Tese (Doutorado em Comunicação) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

HARVEY, David. A Arte da Renda: A Globalização e Transformação da Cultura em Commodities. In:A produção capitalista do espaço. São Paulo: Annablume, 2005.

HARVEY, David. Cidades rebeldes: do direito à cidade à revolução urbana. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

HUYSSEN, Andreas. Seduzidos pela memória: arquitetura, monumentos, mídia. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2000.

SASKEN, Sassia.As cidades na economia mundial. São Paulo: Studio Nobel, 1998.

SASKEN, Sassia. The Global City: lntroducing a Concept. The Brown Journal Of World Affairs, Providence, v. XI, issue 2, Winter/Spring 2005.

SEKULA, Allan. Reading an archive. Photography between labour and capital. In: WELLS, Liz. The Phtography Reader. London and New York: Routledge, 2002.

SOLÀ-MORALES, Ignasi de. Terrain Vague. In: MARIANI, Manuela; BARRON, Patrick (eds.). Terrain Vague: Interstices at the Edge of the Pale. New York: Routledge, 2014.

Downloads

Publicado

2020-05-31

Como Citar

Gauziski, D., Freitas, R. F., & Fortuna, V. O. (2020). Fotografias de Cesar Barreto no contexto do “Rio Olímpico”: transformações espaciais e arquitetônicas na região portuária. Revista Maracanan, (24), 149–166. https://doi.org/10.12957/revmar.2020.47551