Cidade, patrimônio e favela no Rio de Janeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/revmar.2020.47549

Palavras-chave:

Patrimônio, Museus de Favela, Cidade, Rio de Janeiro

Resumo

O presente trabalho tem como foco, fundamentado nas problematizações teóricas de Michel de Certeau, discutir novas práticas museais e museológicas na cidade do Rio de Janeiro, a saber: o Museu de Favela Pavão-Pavãozinho Cantagalo; a Galeria Providência; e o Museu Nami. Também analisamos como essas novas iniciativas se pautam em visões não ortodoxas dos conceitos de patrimônio, memória e museu. Consideramos que a entrada de novos atores em cena com voz ativa sobre suas histórias e experiências cria novas relações de forças, modelos e iniciativas que, muitas vezes, escapam a modelos tradicionais já consagrados e contribuem para a dinâmica fluída da compreensão de patrimônio e memória. Além disso, percebe-se a vontade das favelas de se mostrarem como parte integrante da cidade, desafiando a lógica do senso comum. O estudo, pois, mescla pesquisas de campo realizadas nos três locais, com pressupostos teóricos da Museologia Social.

Biografia do Autor

Leonardo Perdigão Leite, Universidadedo Estado do Rio de Janeiro

Doutor e Mestre em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro; graduado em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Pedro Jorge Lo Duca Vasconcellos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Pesquisador em estágio de pós-doutorado noPrograma de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutor e Mestre em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; graduado em Museologia e em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

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Publicado

2020-05-31

Como Citar

Leite, L. P., & Vasconcellos, P. J. L. D. (2020). Cidade, patrimônio e favela no Rio de Janeiro. Revista Maracanan, (24), 518–543. https://doi.org/10.12957/revmar.2020.47549