Imagens em versos e acordes: a representação da cidade de Feira de Santana através do seu hino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/revmar.2020.46604

Palavras-chave:

Hino cívico, Feira de Santana, Representação Urbana

Resumo

Nesse artigo buscamos analisar os sentidos do hino composto para a cidade de Feira de Santana, na Bahia, em 1928, pela poetisa e maestrina Georgina Erisman. Trata-se de um exercício de interpretação dos símbolos e significados da obra (o hino) e de como a autora buscou representar essa cidade com base em um conjunto de elementos que definiam a identidade local no início do século XX. Tais elementos passaram por sua vocação comercial, sua religiosidade, sua feminilidade e até o seu clima, dentre outros. Um conjunto de imagens cujo sentido se perdeu quase totalmente para as gerações posteriores, mesmo que o hino ainda seja atualmente um dos símbolos oficiais da cidade.

Biografia do Autor

Aldo José Morais Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana

Professor Titular do Departamento de Ciências Humanas e Filosofia da Universidade Estadual de Feira de Santana. Doutor e Mestre em História pela Universidade Federal da Bahia; Especialista em Teoria e Metodologia da História e Licenciado em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana. 

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Publicado

2020-09-30

Como Citar

Silva, A. J. M. (2020). Imagens em versos e acordes: a representação da cidade de Feira de Santana através do seu hino. Revista Maracanan, (25), 327–351. https://doi.org/10.12957/revmar.2020.46604