Escravizados, pobres e livres e povos originários na história rural de Mato Grosso: as roças e a antítese da propriedade pelos caminhos e quilombos (séculos XVIII e XIX)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/revmar.2020.44945

Palavras-chave:

Roças, Escravizados, Pobres e Livres, Povos Originários, Mato Grosso

Resumo

Para uma discussão das roças encontradas pelos caminhos e quilombos em Mato Grosso, no período entre a Colônia e o Império brasileiro, é preciso uma breve reflexão das questões do presente, envolvendo os pobres da terra, para então tecer uma incursão na história rural da América portuguesa, a fim de ultrapassar o tripé consagrado pela historiografia tradicional como o explicativo da história do Brasil nos seus três primeiros séculos: a monocultura, o trabalho escravo e o latifúndio. Nesse debate, visamos entender a importância da produção de alimentos para o abastecimento interno e o papel dos roceiros, pobres e livres, escravizados e indígenas em meio a esse universo. Ao partirmos da análise de Correspondências Oficiais e de fontes como Relatos Monçoeiros trabalharemos alguns indícios da presença das roças e dos roceiros, em suas diversas categorias, com ênfase para alguns percursos que ligavam o norte e o sul de Mato Grosso, especialmente no contexto das monções. As roças dos pobres e livres no trajeto das monções dos séculos XVIII e início do XIX, tal como o cultivo dos escravizados nos quilombos do norte e sul de Mato Grosso e as plantações indígenas que abasteciam as incursões sertanistas pelo sul, no XIX, explicitadas especialmente no relato de Derrotas, de Joaquim Francisco Lopes, serão temas abordados por trazerem vestígios de produção de alimentos e lugares em que os roceiros, em sua diversidade, viveram e trabalharam.

Biografia do Autor

Maria Celma Borges, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas. Doutora e Mestre em História e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Assis); graduada em História pela Universidade Estadual de Maringá.

Referências

BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo: Brasiliense, 1987.

BORGES, Maria Celma. Roças, quilombolas e os Kayapó: uma história rural de Mato Grosso (séculos XVIII e XIX).Anais do [...]. XXVIII Simpósio Nacional de História. Lugares dos historiadores: velhos e novos desafios. Florianópolis, 2015.

CARDOSO, Ciro Flamarion. Agricultura, escravidão e capitalismo. Petrópolis, RJ: Vozes, 1979.

GIRALDIN, Odair. Cayapó e Panará. Luta e sobrevivência de um Povo Jê no Brasil Central. Campinas, SP: Ed. Unicamp, 1997.

GOMES, Flávio dos Santos. A hidra e os pântanos. Mocambos, quilombos e comunidades de fugitivos no Brasil dos séculos XVII-XIX. São Paulo: Ed. Unesp; Polis, 2005.

GOMES, Flávio dos Santos; REIS, João José. Roceiros, camponeses e garimpeiros quilombolas na escravidão e na pós-emancipação. In: STARLING, Heloisa M. Murgel; RODRIGUES, Henrique Estrada; TELLES, Marcela (orgs.). Utopias Agrárias. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2008.

HOLANDA, Aurélio Buarque de (org.). Novo Dicionário Aurélio. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

HOLANDA, Sérgio Buarque de. Monções. São Paulo: Brasiliense, 1987.

LINHARES, Maria Yeda. História do abastecimento: uma problemática em questão (1530-1918). Brasília: Binagri, 1979.

LOERA, Nashieli Rangel. Introdução: o mundo das ocupações, In: Tempo de acampamento [online]. São Paulo: Ed. UNESP, 2014.

LOPES, Joaquim Francisco. Derrotas. Campo Grande: Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, 2007.

MARTINS, José de Souza. O cativeiro da Terra. São Paulo: Hucitec, 1979.

MOTTA, Márcia Maria M. Nas fronteiras do poder: conflito e direito à terra no Brasil do século XIX. Rio de Janeiro: Vício de Leitura; Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, 1998.

PEDROZA, Manoela. A roça, a farinha e a venda: produção de alimentos, mercado interno e pequenos produtores no Brasil Colonial. In: FRAGOSO, João; GOUVÊA, Maria de Fátima (orgs.). O Brasil Colonial. Vol. 3: 1720-1821. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014.

PRADO JÚNIOR, Caio. Formação do Brasil Contemporâneo: Colônia. São Paulo: Brasiliense, 1971.

REIS, João José; SILVA, Eduardo. Negociação e conflito: a resistência negra no Brasil escravista. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

SCHWARTZ, Stuart. Escravos, roceiros e rebeldes. Bauru, SP: EDUSC, 2001.

SHARPE, Jim. A história vista de baixo. In: BURKE, Peter (org.). A escrita da História: novas perspectivas. São Paulo: Ed. Unesp, 1992.

TAUNAY, Afonso de E. Relatos Monçoeiros. São Paulo: Itatiaia, 1981.

VOLPATO, Luiza Rios Ricci. Quilombos em Mato Grosso: Resistência negra em área de fronteira. In: REIS, João José; GOMES, Flávio dos Santos. Liberdade por um fio: histórias dos quilombos no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

Downloads

Publicado

2020-01-17

Como Citar

Borges, M. C. (2020). Escravizados, pobres e livres e povos originários na história rural de Mato Grosso: as roças e a antítese da propriedade pelos caminhos e quilombos (séculos XVIII e XIX). Revista Maracanan, (23), 104–122. https://doi.org/10.12957/revmar.2020.44945