Sob o riso de Mefisto.História Agrária no Brasil: tragédias e esquecimentos

Marcio Antônio Both da Silva

Resumo


O objetivo deste artigo é discutir e apresentar um panorama geral sobre a História Agrária no Brasil. Trata-se de uma área de pesquisas relativamente recente, visto que a produção de análises acadêmicas identificadas com este campo de estudos data do final da década de 1970. Assim, o objetivo principal será realizar um contraponto entre a produção historiográfica, os processos que caracterizam o mundo rural brasileiro e a perspectiva do progresso que, em diferentes etapas históricas, orientou as políticas nacionais voltadas a modernizar o campo e agricultura. Por sua vez, sem entrar em detalhamentos do conteúdo específico de toda a historiografia identificada com este campo, a intenção geral é produzir uma síntese de temas e conteúdos. Portanto, conhecer os avanços e potencialidades dessa historiografia, bem como os assuntos que ainda aguardam a realização de pesquisas mais detalhadas.


Palavras-chave


História Agrária; Progresso; Modernização

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Karla Nazareth Corrêa de. A Pós-graduação no Brasil: história de uma tradição inventada. 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade de Campinas, Campinas (SP).

ALVES, Miriam Fábia; OLIVEIRA, João Ferreira de. Pós-graduação no Brasil: do Regime Militar aos dias atuais.Revista Brasileira de Política e Administração da Educação,Goiânia, v. 30, n. 2, p. 351-376, maio-ago. 2014.

BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1987.

BERMAN, Marshall. Tudo o que é sólido se desmancha no ar: a aventura da modernidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1986.

KAFKA, Franz. O Processo. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

LIAS, Norbert. Sobre o Tempo. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.

LINHARES, Maria Yedda Leite. A Pesquisa em História da Agricultura no Brasil – questões, métodos e fontes. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 1976.

LINHARES, Maria Yedda Leite. História Agrária. In: CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo (orgs.). Domínios da História:Ensaios de Teoria e Metodologia. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997.

LINHARES, Maria Yedda Leite. Pesquisas em história da agricultura brasileira no Rio de Janeiro. Estudos Sociedade e Agricultura, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 104-112, abr. 1999.

LINHARES, Maria Yedda Leite; TEIXEIRA, Francisco Carlos. História da Agricultura Brasileira – Debates e Controvérsias. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1981.

MANCEBO, Deise; VALE, Andréia Araújo do; MARTINS, Tânia Barbosa. Políticas de expansão da educação superior no Brasil (1995-2010). Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 20, n. 60, p. 31-50, jan.-mar. 2015.

MOTTA, Márcia M. M. História Agrária no Brasil: um debate com a historiografia. VIII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais. Coimbra, 16-18 set. 2004.

MOTTA, Márcia M. M. O Rural à ‘La Gauche’: campesinato e latifúndio nas interpretações da esquerda (1955-1996). Niterói, RJ: EdUFF, 2014.

SILVA, Marcio Antônio Both da. Babel do Novo Mundo: povoamento e vida rural na região de matas do Rio Grande do Sul (1889-1925). Niterói, RJ; Guarapuava, PR: Eduff; Edunicentro, 2011.




DOI: https://doi.org/10.12957/revmar.2020.44801

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexadores

                 

         

              

              

 

 

Divulgadores