Fazendo divisas em terrenos alheios: um estudo preliminar sobre posse, propriedade da terra e conflitos em intendências municipais no Pará entre fins do século XIX e início do XX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/revmar.2020.44600

Palavras-chave:

Propriedade, Posseiros, Intendências Municipais, Pará Republicano

Resumo

O Presente artigo tem por objetivo realizar um debate acerca da intensificação dos conflitos por terra no Pará nas primeiras décadas da República. Pretende-se demonstrar que grande parte das disputas por lotes de terras esteve vinculada a denúncias de sobreposição de títulos de posse registrados nas intendências municipais por iniciativa de grandes posseiros, fazendeiros, comerciantes e herdeiros de sesmaria, que agiram como verdadeiros potentados locais em áreas há décadas apossadas por famílias de pequenos posseiros. Trata-se de apontar para uma mudança significativa ocorrida já nos anos iniciais da República: a atribuição dada às câmaras municipais de decidir acerca da questão das terras pertencentes ao seu patrimônio municipal. A análise empreendida busca compreender as relações entre práticas de propriedade, suas múltiplas interpretações à luz das mudanças e continuidades verificadas na passagem do Império para a República no Pará de fins do século XIX, e as ações de pequenos lavradores-posseiros com vistas a assegurar seu direito a permanecer nos lotes de terras onde mantinham posse. Tendo como horizonte teórico-metodológico a realização de uma história social da propriedade, as questões formuladas enquanto problemática de pesquisa foram dirigidas ao cotejamento de um corpus variado de fontes, dentre as quais se destacam: decretos e leis estaduais, notícias e artigos publicados na imprensa, carta de sesmaria, bem como protestos, contraprotestos e abaixo-assinados reproduzidos nas páginas dos jornais do período.

Biografia do Autor

Carlos Leandro Esteves, Universidade Federal do Pará

Professor Adjunto da Faculdade de História da Universidade Federal do Pará, Campus Cametá-Tocantis. Professor do Mestrado Profissional em Ensino de História – PROFHISTORIA – da Universidade Federal do Pará, Campus Ananindeua. Doutor e Mestre em História Social pela Universidade Federal Fluminense; graduado em História pela mesma instituição.

Referências

ARRUDA, Pedro Fassoni. Capitalismo dependente e relações de poder no Brasil: 1889-1930. São Paulo: Expressão Popular, 2012.

CONGOST, Rosa. Tierras, leyes, historia: estúdios sobre “La gran obra de lapropriedad.” Barcelona: Crítica, 2007.

CONGOST, Rosa. Historia, el derecho, e la realidade de la constucciones sociales em la gran obra de la propriedade. História: Debates e Tendencias, Passo Fundo (RS), v. 17, n. 2, p. 374-284, jul.-dez. 2017. (Entrevista concedida a Ironita A. Policarpo Machado).

DE LUCA, Tania Regina. Fontes Impressas: história dos, nos e por meio de periódicos. In: PINSKY, Carla Bassanezi (org.). Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, 2006.

DOLHNIKOFF, Miriam. O pacto imperial: origens do federalismo no Brasil do Século XIX. São Paulo: Globo, 2005.

FARIAS, William Gaia. A República no Pará: os primeiros momentos. In: SARGES, Maria de Nazaré; RICCI, Magda de Oliveira (orgs.). Os oitocentos na Amazônia: política, trabalho e cultura. Belém: Açaí, 2013.

LACERDA, Franciane Gama. Migrantes cearenses no Pará: faces da sobrevivência(1889-1916). Belém: Açaí, 2010.

LEAL, Vitor Nunes. Coronelismo, enxada e voto. O município e o regime representativo no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

MOTTA, Márcia M. M.; MENDONÇA, Sônia Regina de. Continuidade nas rupturas: legislação agrária e trabalhadores rurais no Brasil de inícios da República. Revista Brasiliense de Pós-graduação em Ciências Sociais, Brasília, v. VI, p. 127-147, 2002.

MOTTA, Márcia M. M.; SECRETO, Verônica (orgs.). Direito às Avessas: por uma história social da propriedade. Niterói, RJ: EdUFF, 2010.

MOTTA, Márcia M. M.; PICCOLO, Monica (orgs.). O Domínio de Outrem: posse e propriedade na Era Moderna (Portugal e Brasil) Vol. I. São Luís; Guimarães, MA: ed. UEMA; Nósporcadutobem, 2017.

MUNIZ, João de Palma. Patrimônio dos Conselhos Municipais do Estado do Pará. Paris: Aillaud & Cia., 1904.

MUNIZ, João de Palma. Índice Geral do Registro de Terras. Belém: Secretaria de Estado, Obras Públicas, Terras e Viação - Governo Augusto Montenegro, 1907.

MUNIZ, João de Palma. Legislação de Terras: dados estatísticos. Pará: Instituto Lauro Sodré, 1924.

NUNES, Francivaldo Alves. Terras de Colonização: agricultura e vida rural ao Norte do Império brasileiro. São Paulo: Scortecci, 2016.

OLIVEIRA FILHO, João Pacheco de. O caboclo e o brabo. Notas sobre duas modalidades de força-de-trabalho na expansão da fronteira amazônica no século XIX. In: SILVEIRA, E. (org.). Encontros com a Civilização Brasileira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979.

SANTIN, Janaína Rigo; RODIGHERI, Bruno Nogueira. O poder local na federação brasileira. Argumenta Journal Law, Jacarezinho (PR), n. 25, p. 275-299, jul.-dez. 2016.

SANTOS, Francisnaldo Souza dos. Ações colonizadoras em descompasso: legislação, propaganda e atuação de colonos estrangeiros nos últimos anos do Império e início da República. 2016. Dissertação (Mestrado em História Social da Amazônia) – Faculdade de História, Universidade Federal do Pará, Belém.

SILVA, Francisco Carlos Teixeira da. A Formação Social da Miséria: Porto da Folha no Sertão do São Francisco (1820-1920). Rio de Janeiro: Autografia, 2018.

TERRA, Paulo Cruz; MAGALHÃES, Marcelo de Souza; ABREU, Martha (orgs.). Os poderes municipais e a cidade: Império e República. Rio de Janeiro: Mauad X, 2019.

TRECCANI, Girolamo Domenico. O título de posse e a legitimação de posse como formas de aquisição de propriedade.Revista da Procuradoria Geral do Estado do Pará, Belém, v. 20, p. 121-158, 2009.

Downloads

Publicado

2020-01-17

Como Citar

Esteves, C. L. (2020). Fazendo divisas em terrenos alheios: um estudo preliminar sobre posse, propriedade da terra e conflitos em intendências municipais no Pará entre fins do século XIX e início do XX. Revista Maracanan, (23), 34–58. https://doi.org/10.12957/revmar.2020.44600