Entrevista com a professora Fabiane Popinigis (UFRRJ)

Autores

  • Renata Figueiredo Moraes Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Paulo Cruz Terra Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.12957/revmar.2019.43884

Palavras-chave:

Entrevista, Fabiane Popinigis, História do Trabalho

Resumo

A entrevistada nesta edição, Fabiane Popinigis, tornou-se, em 2018, a coordenadora do Grupo de Trabalho- Mundos do Trabalho (GT-MT). Este foi criado em 2000, com a oficialização junto à diretoria da Associação Nacional de História (ANPUH), constituindo-se em um espaço, que não existia até então no Brasil, de reunião e troca entre pesquisadores, de diferentes regiões e universidades de país, interessados na história do trabalho. O tema central do presente dossiê, as relações entre trabalho livre e escravo, esteve desde o início presente na definição do escopo e da agenda de pesquisa do GT. A escolha de Popinigs como entrevistada deste número, no entanto, vai muito além do fato de ela ser coordenadora do GT-MT. Com formação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) – desde a graduação até o doutorado –, sua tese, premiada no concurso Várias Histórias do Centro de Pesquisa em História Social da Cultura (CECULT), é um estudo de grande impacto e relevância sobre os trabalhadores no século XIX, o que quebrava uma barreira na historiografia do trabalho, já que as investigações geralmente se resumiam ao período pós-1888 por considerarem incompatível o desenvolvimento da classe operária com a existência da escravidão. Ao investigar as formas de mobilização e organização dos caixeiros no Rio de Janeiro ao longo do Império e da Primeira República, a autora foi pioneira em apontar, por exemplo, a relação dos trabalhadores com os poderes municipais. Professora do Departamento de História e do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Popinigis tem realizado recentemente importantes reflexões que envolvem classe, raça e gênero.

Biografia do Autor

Renata Figueiredo Moraes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Adjunta de História do Brasil, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutora em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Mestre e graduada em História pela Universidade Federal Fluminense.

Paulo Cruz Terra, Universidade Federal Fluminense

Professor Adjunto de História do Brasil, do Instituto de História, da Universidade Federal Fluminense. Doutor e Mestre em História pela Universidade Federal Fluminense; graduado em História pela Universidade Estadual de Campinas.

Downloads

Publicado

2019-07-11

Como Citar

Moraes, R. F., & Terra, P. C. (2019). Entrevista com a professora Fabiane Popinigis (UFRRJ). Revista Maracanan, (21), 97–104. https://doi.org/10.12957/revmar.2019.43884