Alícia Vega: Taller de Cine para Niños nos labirintos do tempo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/revmar.2019.40250

Palavras-chave:

Alícia Vega, Teoria Pedagógica, Cinema e Educação, Taller de Cinema, Crianças

Resumo

Este artigo tem o objetivo apresentar parte de uma investigação acerca da teoria pedagógica de Alícia Vega, intelectual latino-americana com atuação importante na criação de projetos de formação estética audivisual de crianças pobres do Chile. Foram realizadas entrevistas narrativas concedidas na Galeria Macchina, Pontifícia Universidade Católica do Chile, em Santiago por ocasião da exposição “Taller de Cine para Niños” nos meses de abril e maio de 2018, em homenagem aos 30 anos desse projeto voltado para a educação e cinema. A pesquisa, realizada pela perspectiva historiográfica da História das Mulheres, assenta-se no campo da História Oral, com foco nos Relatos Orais.

Biografia do Autor

Verônica Pacheco de Oliveira Azeredo, Universidade Federal de Minas Gerais; Centro Universitário do Leste de Minas.

Doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais; Professora de Filosofia e Filosofia da Educação no Centro Universitário do Leste de Minas Gerais. Mestre em Estética e Filosofia da Arte pela Universidade Federal de Ouro Preto; graduada em Filosofia pela Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais. 

Marília Sousa Andrade Dias, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação pelo Programa de Doutorado Latino-americano em Educação: Políticas Públicas e Profissão Docente da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Mestre em Educação pela UFMG; Graduação em Psicologia pelo Instituto Cultural Newton Paiva Ferreira. Professora da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte.

Referências

BENJAMIM, Walter. O Narrador: considerações sobre a vida de Nicolai Leskov. Magia e Técnica, Arte e Política: Ensaios sobre Literatura e História da Cultura. Vol. 1. Serie Obras Escolhidas. São Paulo: Brasiliense, 1994.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

KAUFMANN, Jean-Claude. A entrevista compreensiva: um guia para a pesquisa de campo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

LIBÂNEO, José Carlos. Como as teorias pedagógicas são revisitadas pelo debate contemporâneo na Educação. In: LIBÂNEO, José C., SANTOS, Akiko (orgs.). Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade. Campinas, SP: Alínea, 2005.

MEHHY, José Carlos Sebe B.; HOLANDA, Fabíola. História Oral: como fazer, como pensar. São Paulo: Contexto, 2017.

NERUDA, Pablo. Sê. [S.n.t.].

PFEIFFER, Ernesto; WARNEKEN, Cristian (orgs.). Gabriela Mistral: Pasión de enseñar. Valparaíso: Universidade de Valparaíso, 2017.

RIGOTTO, Raquel Maria. As Técnicas de Relatos Orais e o Estudo das Representações Sociais em Saúde. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 3, n. 1, p. 116-130, jun. 1998. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81231998000100116&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 11 fev. 2019.

TEIXEIRA, Inês A. de Castro; PÁDUA, Karla Cunha. Virtualidades e Alcances da Entrevista Narrativa. Anais [...]. Congresso Internacional Sobre Pesquisa (Auto)Biográfica, II. Salvador, 2006. Disponível em: http://professor.ufop.br/reginaaraujo/classes/narrativas-docentes-aspectos-metodol%C3%B3gicos-e-formativos/materials/virtualidades &gt. Acesso em: 02.mar. 2018.

VEGA, Alícia. Itinerario del cine documental chileno 1900-1990. Santiago: Universidad Alberto Hurtado, 2006.

VEGA, Alícia. Oficina de Cinema Para Crianças. Trad. Fernanda Omelczuk. Rio de Janeiro: Oficina Maval, 2012.

VEGA, Alícia. Re-visión del cine chileno. Santiago: Editorial Aconcagua; CENECA,1979.

Downloads

Publicado

2019-10-01

Como Citar

de Oliveira Azeredo, V. P., & Andrade Dias, M. S. (2019). Alícia Vega: Taller de Cine para Niños nos labirintos do tempo. Revista Maracanan, (22), 197–211. https://doi.org/10.12957/revmar.2019.40250