Poética da escavação: figurações da memória em Laura Alcoba
DOI:
https://doi.org/10.12957/revmar.2019.40022Palavras-chave:
Espaço (auto)biográfico, Memória, Esquecimento, Infância, Laura AlcobaResumo
Este artigo propõe uma reflexão sobre a questão da memória e sua narratividade a partir da [re]criação de uma voz calcada na experiência da clandestinidade sob o olhar infantil. Trata-se de analisar o retorno à vivência do trauma, do exílio e do silenciamento que, mais de trinta anos após o Golpe Cívico-Militar argentino, encontra via de expressão na língua francesa, idioma de acolhida de Laura Alcoba. A autora, exilada na França desde o final da década de setenta, filha de militantes do grupo Montoneros, evoca, nos livros aqui analisados, tanto os meses precedentes a 1976, quanto sua descoberta a um só tempo apaixonada e angustiada do francês, o exílio, as perdas e a forte ligação com o pai, sua travessia nas línguas e narrativas.
Referências
ALCOBA, Laura. El azul de las abejas. Buenos aires: Edhasa, 2014.
ALCOBA, Laura. La casa de los conejos. Buenos Aires: Edhasa, 2014.
ALCOBA, Laura. La danza de la araña. Buenos Aires: Edhasa, 2017.
ARFUCH, Leonor. La vida narrada. Memoria, subjetividad y política (Poliedros - Zona de crítica) (Spanish Edition, 2018). Ebook Kindle.
ARFUCH, Leonor. O espaço biográfico: dilemas da subjetividade contemporânea. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2010.
AVELAR, Idelber. Alegorias da derrota: a finção pós-ditatorial e o trabalho do luto na América Latina. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2003.
BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.
DE MAN, Paul. La autobiografía como desfiguración. Suplemento Anthropos, Barcelona, Anthropos, n. 29, p. 113-118, 1991.
DIATKINE, Anne. Le blocage espagnol de Laura Alcoba. Publicado em: 4 ago. 2014. Disponível em: https://next.liberation.fr/livres/2014/08/04/le-blocage-espagnol-de-laura-alcoba_1075473. Acesso em: 20 nov. 2018.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Sobrevivência dos vaga-lumes. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2011.
ECO, Umberto. Seis passeios pelos bosques da ficção. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
LEJEUNE, Philippe. O pacto autobiográfico. De Rousseau à internet. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2008.
PRON, Patricio. O espírito dos meus pais continua a subir na chuva. São Paulo: Todavia, 2018.
SARMIENTO, Domingo Faustino. Facundo ó civilización i barbarie en las pampas argentinas. Nova York: [s.n.], 1868.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. Apresentação da questão: a literatura do trauma. In: SELIGMANN-SILVA, Márcio (org.). História, memória, literatura: o testemunho na Era das Catástrofes. Campinas, SP: Ed. Unicamp, 2003.
TONUS, Leonardo. Agora vai ser assim. São Paulo: Nós, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
São automaticamente cedidos à Revista Maracanan os direitos autorais sobre originais e traduções nela publicados. Os dados e conceitos abordados são da exclusiva responsabilidade do autor.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados pertecem à Revista Maracanan, com os trabalhos simultaneamente licenciados sob uma LicençaCreative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento obrigatório da autoria e publicação inicial nesta revista, sob a mesma licença e para fins não comerciais.
A Revista Maracanan está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.