Percurso metodológico na catalogação, digitalização e preservação dos livros eclesiásticos da Freguesia de Nossa Senhora da Vitória, Termo de Oeiras-Piauí

Autores

  • Francisco Gleison da Costa Monteiro Universidade Federal do Piauí
  • Amanda Fernanda Costa Leal Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.12957/revmar.2019.39683

Palavras-chave:

História Eclesiástica, Fontes Manuscritas, Digitalização

Resumo

A preocupação com o desgaste das fontes documentais produzidas no Piauí entre os séculos XIX nos levou a elaborar um projeto de extensão com o intuito de coletar, mapear e congregar um número de pesquisadores para unirmos esforços no sentido de preservar o acervo através da sua conversão para o formato digital. Para tanto, pretendemos, através deste artigo, expor as atividades realizadas e o processo que culminou com a organização, digitalização e preservação de um conjunto de documentos produzidos pela Igreja católica ao longo dos séculos XIX, especificamente, os manuscritos guardados na Paróquia de Nossa Senhora da Vitória, Diocese de Oeiras, no Piauí. 

Biografia do Autor

Francisco Gleison da Costa Monteiro, Universidade Federal do Piauí

Docente da Universidade Federal do Piauí/CSHNB. Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco. Coordenador do Projeto de Extensão “Restauração, Catalogação e Digitalização de documentos eclesiásticos das cidades de Oeiras, Picos e Jaicós”. Líder do Núcleo de Estudo e Pesquisa em História do Piauí Oitocentista/CNPq e Membro do NUPEDOCH (Núcleo de Pesquisa e Documentação em História). E-mail: gleison.monteiro@ufpi.edu.br.

Amanda Fernanda Costa Leal, Universidade Federal do Piauí

Graduada em História pela Universidade Federal do Piauí, Especialista em História do Brasil pela Faculdade de Ciência e Educação do Caparaó - FACEC. Membro do Núcleo de Estudo e Pesquisa em História do Piauí Oitocentista/CNPq e do (NUPEDOCH - Núcleo de Pesquisa e Documentação em História/UFPI/CSHNB). E-mail: amandacosta20@live.com.

Referências

ARRAES, Damião Esdras Araújo. Curral de reses, curral de almas: urbanização do sertão nordestino entre os séculos XVII e XIX. 2012. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo.

ARRAES, Esdras. Plantar povoações no território: (re)construindo a urbanização da capitania do Piauí, 1697-1761. Anais do Museu Paulista, v. 24, n. 1, jan.-abr. 2016.

BARROS, José D’Assunção. A história serial e história quantitativa no movimento dos Annales. Hist. Revista, Goiânia, v. 17, n. 1, p. 203-222, jan.-jun. 2012. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/historia/article/viewFile/21693/12765. Acesso em: 02 jan. 2018.

BERWAMGER, Ana Regina; LEAL, João Eurípedes F. Noções de paleografia e diplomática. 3ª ed. (revista e ampliada). Santa Maria, RS: Ed. UFSM, 2008.

BLOCH, Marc. Apologia da História, Ou, O ofício do historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BORGES, Jussara; SILVA, Ana Aparecida Gonzaga. Arquivos Secretos Eclesiásticos em Salvador. Revista Informação & Informação, Londrina, v. 14, n. 2, p. 38-61, jul.-dez. 2009.

BRANDÃO, Tanya Maria Pires. A elite colonial piauiense: família e poder. 2ª ed. Recife: Ed. UFPE, 2012

CAMARGO, Ana Maria de Almeida; GOULART, Silvana. Centros de memória: uma proposta de definição. São Paulo: SESC São Paulo, 2015.

CARDOSO, Ciro Flamarion. Um historiador fala de teoria e metodologia: ensaios. Bauru, SP: Edusc, 2005.

CARVALHO, Bruno Leal Pastor de. Faça aqui o seu login: os historiadores, os computadores e as redes sociais online. Revista História Hoje, v. 3, n. 5, p. 165-188, 2014.

CASSARES, Norma Cianflone. Como Fazer Conservação Preventiva em Arquivos e Bibliotecas. São Paulo: Arquivo do Estado - Imprensa Oficial, 2000.

CHAVES, Elisgardênia de Oliveira. Viver e morrer: Uma análise sobre a configuração sócio familiar na freguesia de Limoeiro CE, (1870-1880). 2009. Dissertação (Mestrado em História Social) – Programa de Pós-graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.

CHAVES, Monsenhor. Obra Completa. Teresina: Fundação Cultural Mons. Chaves. 1998.

COSTA, Francisco Augusto Pereira da. Cronologia histórica do estado do Piauí. Rio de Janeiro: Artenova, 1974. Vols. I e II.

DUBY, Georges. A história continua. Rio de Janeiro: Zahar, 1993.

FLEXOR, Maria Helena Ochi. Abreviaturas: manuscritos dos séculos XVI ao XIX. 3ª ed.(revista e aumentada). Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2008.

FREITAS, Marcos Cezar (org.). Historiografia brasileira em perspectiva. 6ª ed. São Paulo: Contexto, 2007.

GADDIS, John Lewis. Paisagens da História: Como os historiadores mapeiam o passado. Rio de Janeiro: Campus, 2003.

GINZBURG, Carlo. O inquisidor como antropólogo: uma analogia e as suas implicações. In: A Micro-História e Outros Ensaios. Lisboa; Rio de Janeiro: DIFEL; Bertrand Brasil, 1991.

GINZBURG, Carlo. O nome e o como: troca desigual e mercado historiográfico. In: GINZBURG, Carlo; CASTELNUOVO, Enrico; PONI, Carlo. A micro-história e outros ensaios. Lisboa: Difel, 1989.

GONÇALVES, Janice. Como classificar e ordenar documentos de arquivo. São Paulo: Arquivo do Estado, 1998.

LUCCHESI, Anita. A história sem fio: questões para o historiador da Era Google. Anais do [...]. XV Encontro Regional de História da ANPUH-RIO. São Gonçalo, RJ: ANPUH-RIO, 2012. Disponível em: http://www.encontro2012.rj.anpuh.org/resources/anais/15/1338518449_ARQUIVO_Ahistoriasemfio-AnpuhRJ-Textocompleto-AnitaLucchesi-31.05.12final.pdf. Acesso em: 15 ago. 2017.

MONTENEGRO, Jeferson. Os Arquivos Eclesiásticos como Fonte para a Pesquisa Genealógica no Vale do Rio dos Sinos no Rio Grande do Sul. 2012. Monografia (Graduação em Arquivologia) – Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

NASCIMENTO, Lúcia Ma. B. do. Análise Documental e Análise Diplomática: Perspectivas de interlocução de Procedimentos. 2009. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Faculdade de Filosofia e Ciência, Universidade Estadual Paulista, Marília (SP).

NORA, Pierre. Entre a memória e a história: a problemática dos lugares. Projeto História, n. 10, p. 7-28, dez. 1993.

NUNES, Odilon. Pesquisas para a história do Piauí. Teresina: FUNDAPI; Fundação Monsenhor Chaves, 2007, p. 98. (Coleção Grandes Textos, v. IV).

OLIVEIRA, Maria da Glória de. A história da historiografia brasileira e suas evidências. História da Historiografia, Ouro Preto (MG), n. 10, p. 274-278, dez. 2012, p. 275. Disponível em: https://www.historiadahistoriografia.com.br/revista/article/viewFile/439/324. Acesso em: 22 abr. 2018.

REIS, José Carlos. Escola dos Annales: a inovação em História. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.

RODRIGUES, Ana Célia. Diplomática contemporânea como fundamento metodológico da identificação de tipologia documental em arquivos. 2008. Tese (Doutorado em História Social) – Programa de Pós-graduação em História Social, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, p. 202. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/de-27112008. Acesso em: 27 dez. 2017.

SANTOS, Cristian José Oliveira. Os arquivos das primeiras prelazias e dioceses brasileiras no contexto da legislação e práticas arquivísticas da Igreja Católica. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília, Brasília.

SANTOS, Hercules Pimenta dos. Documento Histórico na Era da Digitalização: Impactos no fazer historiográfico. Anais do [...]. X Encontro da Associação de Educação e Pesquisa em Ciência da Informação da Ibero-América e Caribe. Belo Horizonte, 2016. Disponível em: http://edicic2016.eci.ufmg.br/. Acesso em: 10 dez. 2016.

SILVEIRA, Mona Ayala Saraiva da. O cotidiano das relações conjugais no Piauí oitocentista por meio de processos judiciais. Anais do [...]. II Simpósio de História do Maranhão Oitocentista – Disputas políticas e práticas de poder. São Luís, 2011. Disponível em: www.outrostempos.uema.br/anais/pdf/silveira.pdf. Acesso em: 15 dez. 2017.

TAVARES, Célia Cristina da Silva Tavares. História e Informática. In: CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo (orgs.). Novos Domínios da História. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

VALENTIM, Marta Lígia Pomim (org.). Estudos avançados em Arquivologia. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012.

XAVIER, Maico Oliveira. “Cabôcullos são os brancos”: dinâmicas das relações sócio-culturais dos índios do Termo da Vila Viçosa Real – Século XIX. 2010. Dissertação (Mestrado em História Social) – Programa de Pós-graduação em História, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.

Downloads

Publicado

2019-07-11

Como Citar

Monteiro, F. G. da C., & Leal, A. F. C. (2019). Percurso metodológico na catalogação, digitalização e preservação dos livros eclesiásticos da Freguesia de Nossa Senhora da Vitória, Termo de Oeiras-Piauí. Revista Maracanan, (21), 150–175. https://doi.org/10.12957/revmar.2019.39683