Congresso Internacional de História da América (1922): Redes de intelectuais e disciplinarização do conhecimento histórico

Autores

  • José Lúcio Nascimento Júnior Centro Universitário Augusto Motta; Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/revmar.2019.37747

Palavras-chave:

Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Historiografia, Circulação de Intelectuais, Rio de Janeiro

Resumo

O objetivo principal deste trabalho consiste em analisar como ocorreu o Congresso Internacional de História da América realizado entre 08 a 15 de setembro de 1922, tendo como instituição promotora o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Por ser um evento que reuniu historiadores e intelectuais diversos, tal evento possibilita que se observe como estavam os contornos do processo formação e de institucionalização do campo disciplinar em curso no Brasil, além das redes de sociabilidade que os historiadores brasileiros possuíam primeiro quartel do século XX.

Biografia do Autor

José Lúcio Nascimento Júnior, Centro Universitário Augusto Motta; Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor Docente I - História da Secretaria de Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ). Possui mestrado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); especialização em História Contemporânea pela Universidade Federal Fluminense (UFF); licenciatura em História pela Sociedade Unificada Augusto Motta (SUAM). Seus interesses de pesquisa estão voltados para a História da Historiografia, História do Rio de Janeiro, Ensino de História e suas relações com a Educação Ambiental, Profissional e o Turismo.

Referências

FERREIRA, Antônio Celso. A Historiografia profissional paulista: expansão e descentramento. In: GLEZER, Rachel. Do passado ao futuro: edição comemorativa dos 5º anos da Anpuh. São Paulo: Contexto; Ed. FGV, 2013.

FERREIRA, Marieta de Moraes. A História como ofício: a constituição de um campo disciplinar. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2011.

GUIMARÃES, L. Da Escola Palatina ao Silogeu: o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (1889-1930). Rio de Janeiro: Museu da República, 2007.

GUIMARÃES, L. Limites políticos de um projeto intelectual para a integração dos países do Novo Mundo: o Primeiro Congresso Internacional de História da América (1922). Topoi, Rio de Janeiro, v. 6, n. 10, p. 192-212, jan.-jun. 2005.

GUIMARÃES, M. L. Historiografia e Nação no Brasil (1838-1857). Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 2011.

GUIMARÃES, M. L. Nação e Civilização nos Trópicos: O Instituto Geográfico Brasileiro e o Projeto de uma História Nacional. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 5-27, 1988.

GUIMARÃES, M. L. O presente do passado: as artes de Clio em tempos de memória. In: ABREU, M.; SOIHET, R.; TEIXEIRA, R. (orgs.). Cultura política, historiografia e ensino de história. Rio de Janeiro: José Olympio, 2010.

GUIMARÃES, Manoel Luís Salgado. A cultura histórica oitocentista e o nascimento da disciplina. Anais do [...]. XXII Simpósio Nacional de História da ANPUH. João Pessoa: ANPUH, 2003.

HARTOG, F. Regimes de Historicidade: Presentismo e experiências do tempo. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

KOSELLECK, R. “Espaço de experiência” e “horizonte de expectativa”: duas categorias históricas. In: Futuro Passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto; PUC-Rio, 2006.

NOIRIEL, G. Sur La “crise” de l’Histoire. Paris: Belin, 1998.

OLIVEIRA, M. G. Crítica, método e escrita da História em Capistrano de Abreu. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2013.

REIS, J. C. A História, entre a Filosofia e a Ciência. 4ª ed. (revista e ampliada). Belo Horizonte: Contexto, 2011.

RODRIGUES, Mara. Apresentação a Oliveira Lima. In: NICOLAZZI, Fernando (org.). História e Historiadores no Brasil do fim do Império ao alvorecer da República. Porto Alegre: PUCRS, 2014.

SIRINELLI, Jean-Pierre. Abrir a história: novo olhar para o século XX francês. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

Downloads

Publicado

2019-07-11

Como Citar

Nascimento Júnior, J. L. (2019). Congresso Internacional de História da América (1922): Redes de intelectuais e disciplinarização do conhecimento histórico. Revista Maracanan, (21), 192–200. https://doi.org/10.12957/revmar.2019.37747