A teologia da prosperidade na Igreja Universal do Reino de Deus e a demonização das religiões afro-brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/revmar.2019.36836

Palavras-chave:

Teologia da Prosperidade, Economia Sacrificial, Representações acerca do Diabo, IURD, Neopentecostalismo

Resumo

Este artigo tem o objetivo de realizar um estudo sobre a relação existente entre a Teologia da Prosperidade baseada, principalmente, na perspectiva teológica denominada economia sacrificial, e as práticas e representações acerca do Diabo produzidas pela Igreja Universal do Reino de Deus. Tal relação é fundamental para explicar a construção da identidade neopentecostal iurdiana por meio da demonização das religiões de matriz afro-brasileira. A guerra espiritual contra as forças do Mal promovida pela IURD se traduz em uma clara dicotomia entre o Reino de Deus, no qual se pode usufruir de suas bênçãos, e o Reino das Trevas, caracterizado pela ação do Diabo na vida das pessoas que, por estarem distantes da vontade divina, sofrem toda sorte de maldições, como doenças e a miséria.

Biografia do Autor

Marcello Felipe Duarte, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor de História do Colégio Santo Inácio e Professor e Coordenador de História do Colégio Militar do Rio de Janeiro. Doutor, Mestre, Bacharel e Licenciado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Especialista em História do Brasil pela Universidade Federal Fluminense e em História da Arte Sacra pela Faculdade de São Bento, Rio de Janeiro. 

Referências

ALMEIDA, Ronaldo. A universalização do Reino de Deus. 1996. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Estadual de Campinas, São Paulo.

ANTONIAZZI, Alberto. Nem anjos nem demônios: interpretações sociológicas do pentecostalismo. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

ARAGÃO, L. M. C. Razão comunicativa e teoria social crítica em Jürgen Habermas. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997.

BERMAN, Marshall. Tudo o que é sólido desmancha no ar. São Paulo: Ed. Schwarcz, 1986.

BONFATTI, P. A expressão popular do sagrado: uma análise psico-antropológica da Igreja Universal do Reino de Deus. São Paulo: Paulinas, 2000.

BOURDIEU, P. A economia das trocas simbólicas. Rio de Janeiro: Bertrand, 1998.

BRUNER, F. D. Teologia do Espírito Santo. São Paulo: Vida Nova, 1989.

BURKE, P. Cultura popular na idade moderna: Europa (1500-1800). São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

CAMPOS, L. S. Na força do espírito: os pentecostais na América Latina, um desafio às igrejas históricas. São Paulo: Pendão Real, 1996.

CAMPOS, Leonildo Silveira. Teatro, templo e mercado: organização e marketing de um empreendimento neopentecostal. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

CASCUDO, C. Dicionário do folclore brasileiro. São Paulo: Ediouro, [s.d.].

DEALTRY, Giovanna. No fio da navalha: malandragem na literatura e no samba. Rio de Janeiro: FAPERJ; Casa da Palavra, 2009.

FINNEY, C. G. Uma vida cheia do Espírito. São Paulo: Betânia, 1980.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de janeiro: Zahar, 1989.

LAPLANCHE, Jean. Três acepções da palavra “inconsciente” no quadro da Teoria da Sedução Generalizada. Revista de Psicanálise da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre, v. 10, n. 3, 403-418, 2003.

LLOYD-JONES, M. Os puritanos: suas origens e seus sucessores. São Paulo: P.E.S., 1993.

MACEDO, Edir. O Perfil da Mulher de Deus. Rio de Janeiro: Universal, 2002.

MACEDO, Edir. Orixás, caboclos e guias: deuses ou demônios? Rio de Janeiro: Universal, 1997.

MENDONÇA, A. G. Evolução histórica e configuração atual do protestantismo no Brasil. In: MENDONÇA, A. G.; VELASQUES, P. Introdução ao Protestantismo no Brasil. São Paulo: Loyola, 1990.

PRANDI, Reginaldo. Mitologia dos orixás. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

PRANDI, Reginaldo. Segredos Guardados. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

THOMAS, Keith. Religion and the decline of magic: studies in popular beliefs in XVIth century, England. London: Widenfeld and Nicolson, 1980.

Downloads

Publicado

2019-01-17

Como Citar

Duarte, M. F. (2019). A teologia da prosperidade na Igreja Universal do Reino de Deus e a demonização das religiões afro-brasileiras. Revista Maracanan, (20), 91–111. https://doi.org/10.12957/revmar.2019.36836