Por uma Arqueologia dos Candomblés: contribuições da ciência do passado aos estudos dos fenômenos religiosos

Autores

  • Rodrigo Pereira Museu Nacional - Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • André Leonardo Chevitarese Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/revmar.2019.34462

Palavras-chave:

Arqueologia, Arqueologia dos Candomblés, Candomblé, Terreiro da Gomeia.

Resumo

Como forma de contribuir no conhecimento e valorização das matrizes religiosas afro-brasileiras, em especial o Candomblé, objetivamos apresentar como a Arqueologia pode contribuir neste processo, sobretudo ao acentuar a profundidade histórica e material desta religiosidade, ambas analisáveis pela cultura material. Assim, objetivamos apresentar e defender uma subárea da Arqueologia Histórica, a qual denominamos de Arqueologia dos Candomblés, e, por meio de um estudo de caso realizado nos remanescentes do Terreiro da Gomeia (Duque de Caxias/RJ), demonstrar a viabilidade do estudo arqueológico no conhecimento pretérito do Candomblé.

Biografia do Autor

Rodrigo Pereira, Museu Nacional - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Pesquisador do Laboratório de História das Experiências Religiosas do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Doutorando em Arqueologia pelo Museu Nacional (MN) – UFRJ. Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo; Mestre em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Mestre em Arqueologia pelo MN-UFRJ.

André Leonardo Chevitarese, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atuando no Programa de Pós-graduação em História Comparada do Instituto de História e no Programa de Pós-graduação em Arqueologia do Museu Nacional. Coordenador do Laboratório de História das Experiências Religiosas. Possui Doutorado em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo; Mestrado em História Social pela UFRJ; e graduação em História pela mesma instituição.

Referências

ASCHER, R. Analogy in archaeological interpretation. Southwestern Journal of Anthropology, v. 17, n. 4, 317-325, Winter 1961. Disponível em: https://doi.org/10.1086/soutjanth.17.4.3628943.

BALME, Jane; PATERSON, Alistair (eds.). Archaeology in practice: a student guide to archaeological analyses. Oxford: Blackwell Publishing, 2006.

BARP, D. R. A.; NEIS, P. D.; FERREIRA, N. F. Contribuição ao estudo de corte de ágata por jato d’água em formas complexas. Design e Tecnologia, n. 1, 102-112, 2010. Disponível em: http://dx.doi.org/10.23972/det2010iss01pp102-112.

BASTIDE, Roger. Les religions africaines au Brésil. Vers une sociologie des interpénétrations de civilisations. Paris: PUF, 1960.

BASTIDE, Roger. O candomblé da Bahia: rito nagô. São Paulo: Companhia da Letras, 2001.

BICHO, Nuno Ferreira. Manual de arqueologia pré-histórica. 2.ª ed. rev. Lisboa: Edições 70, 2012.

BINFORD, Lewis R. (org.). For theory building in archaeology. New York: Academic Press, 1977.

CACCIATORI, Olga Guidolle. Dicionário de cultos afro-brasileiros. 3.ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1988.

CAPONE, Stefania. A busca da África no candomblé: tradição e poder no Brasil. Rio de Janeiro: Pallas, 2009.

CARNEIRO, Sandra de Sá; PINHEIRO, Márcia Leitão. Cais do Valongo: patrimonialização de locais, objetos e herança africana. Religião e Sociedade, Rio de Janeiro, v. 35, n. 2, 348-401, 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0100-85872015v35n2cap16.

CHEVITARESE, André Leonardo; PEREIRA, Rodrigo. O desvelar do candomblé: a trajetória de Joãozinho da Gomeia como meio de afirmação dos cultos afro-brasileiros no Rio de Janeiro. Revista Brasileira de História das Religiões, Maringá, v. 9, n. 26, 43-65, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.4025/rbhranpuh.v9i26.31359.

CLIFFORD, James. A experiência etnográfica: antropologia e literatura no século XX. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2008.

CONSORTE, Josideth Gomes. Sincretismo e Antissicretismo: aspectos políticos e religiosos da construção de uma identidade negra na diáspora. In: BARRETTI FILHO, Aulo (org.). Dos Yorùbá ao Candomblé Kétu: origens, tradições e continuidades. São Paulo: EDUSP, 2010.

COSSARD, Gisèle. A filha de santo. In: MOURA, Carlos Eugênio Marcondes de (org.). Culto aos orixás: voduns e ancestrais nas Religiões Afro-brasileiras. Rio de Janeiro: Pallas, 2011.

COSSARD, Gisèle. Contribution à l’Étude des Candomblés du Brésil. Le Rite Angola. 1970. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Faculté des Lettres et Science Humaines, Sorbonne, Paris.

DANTAS, Beatriz Goés. Vovó nagô e papai branco: usos e abusos da África no Brasil. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

FARGE, Arlette. Lugares para a História. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

GORDENSTEIN, Samuel Lira. A arqueologia de um terreiro de candomblé urbano na Bahia oitocentista. Revista Eletrônica da Biblioteca Virtual Consuelo Pondé, Salvador, v. 1, 2015.

GORDENSTEIN. Samuel Lira. Limites e possibilidades do uso de métodos etnográficos para interpretar vestígios arqueológicos das religiões afro-brasileiras. In: Anais da XVII Reunião da Sociedade de Arqueologia Brasileira, 2013.

GOULD, R. A. Recovering the past. Albuquerque: University of New Mexico Press, 1990.

HOBSBAWN, Eric; RANGER, Terrence (orgs.). A invenção das tradições. São Paulo: Paz e Terra, 2012.

KENT, S. Understanding the use of space: an ethnoarchaeological approach. In: KENT, S. (ed.). Method and theory for activity area research: an ethnoarchaeological approach. New York: Columbia University Press, 1987.

KILEUY, Odé; OXAGUIÃ, Vera. O candomblé bem explicado: nações bantu, iorubá e fon. Rio de Janeiro: Pallas, 2009.

MATTOSO, José. A escrita da história. Teoria e métodos. Lisboa: Estampa, 1997.

NEUMANN, Mariana Araújo. Por uma arqueologia simétrica. Cadernos do LEPAARQ – Textos de Antropologia, Arqueologia e Patrimônio, Pelotas (RS), v. V, n. 9-10, 82-95, ago./dez. 2008. Disponível em: http://dx.doi.org/10.15210/lepaarq.v5i9/10.1209.

NOVAES, Luciana de Castro. A morte visível e a vida invisível: um estudo sobre o assentamento de Exu e a Paisagem Sagrada da Enseada de Água dos Meninos, Salvador (Bahia). 2013. Dissertação (Mestrado em Arqueologia) - Programa de Pós-graduação em Arqueologia da Universidade Federal do Sergipe, Sergipe.

OLIVIER, Laurent. Le sombre abîme du temps. Mémoire et archéologie. Paris: Seuil, 2008.

PARÉS, Luís Nicolau. A formação do candomblé: história e ritual da nação jeje na Bahia. São Paulo: Ed. UNICAMP, 2007.

PARÉS, Luís Nicolau. O rei, o pai e a morte: a religião vodum na antiga Costa dos Escravos. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

PEREIRA, Rodrigo et al. Inventário nacional de registro cultural do candomblé no Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Musas Projetos Culturais/IPHAN, 2012.

PEREIRA, Rodrigo. Candomblé: história, cultura e materialidade. Rio de Janeiro: Autografia, 2018.

PEREIRA, Rodrigo. Memórias do Terreiro da Gomeia: entre a materialidade e a oralidade. Revista Religião & Sociedade, Rio de Janeiro, v. 37, n. 3, 101-123, set./dez. 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0100-85872017v37n3cap04.

PEREIRA, Rodrigo. Nas margens do Atlântico: o comércio de produtos entre a África e o Brasil e sua relação com o candomblé. História Econômica & História de Empresas, v. 18, 323-354, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.29182/hehe.v18i2.411.

PEREIRA, Rodrigo. Por uma outra diáspora: formação histórica e dispersão dos terreiros de candomblé no Grande Rio. Revista de História Bilros, v. 2, n. 3, 125-152, 2014. Disponível em: http://seer.uece.br/?journal=bilros&page=article&op=view&path%5B%5D=1146.

PEREIRA, Rodrigo; LIMA, T. A. As potencialidades de uma análise cerâmica e etnoarqueologia na Cachoeira do Itinguçu (Itaguaí/Rio de Janeiro). In: Anais da 4ª Reunião da SAB Sudeste: Novos problemas, novos enfoques, novos resultados: livro de resumos. Rio de Janeiro: UERJ, 2012.

RIBEIRO JR, Ademir. Parafernálias das Mães Ancestrais: as máscaras gueledés, os edan ogboni e a construção do imaginário sobre as “sociedades secretas” africanas no Recôncavo Baiano. 2008. Dissertação (Mestrado em Arqueologia) - Museu de Arqueologia e Etnologia, Programa de Pós-graduação em Arqueologia da Universidade de São Paulo, São Paulo.

RIBEIRO JR, Ademir. Patrimônio etnoarqueológico de terreiros de candomblé: tensões entre a memória coletiva e o poder hegemônico. In: Anais do XI Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais: diversidades e (des)igualdades. Salvador: UFBA, 2008.

SANTOS, Flávio Gonçalves dos. Economia e cultura do Candomblé na Bahia: o comércio de objetos litúrgicos afro-brasileiros - 1850/1937. Ilhéus, BA: Editus, 2013.

SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado: fundamentos teórico e metodológico da geografia. São Paulo: Hucitec, 1988.

SCHIFFER, M. B. Archaeological context and systemic context. American Antiquity, Whashigton DC, v. 37, 156-165, 1972. Disponível em: https://doi.org/10.2307/278203.

SHANKS, M.; HODDER, I. Postprocessual and interpretative archaeologies. In: WHITLEY, D. (ed.) Reader in archaeological theories. Post-processual and cognitive approaches. Londes: Routledge, 1999.

SHANKS, M.; MCGUIRE R. H. El oficio de la arqueología. Relaciones Estudios de Historia y Sociedad, v. 37, n. 148, 153-184, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.24901/rehs.v37i148.215.

SHANKS, Michael. Symmetrical Archaeology. World Archaeology, v. 39, n. 4, 589-596, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1080/00438240701679676.

SILVA, Fabíola Andréa. Etnoarqueologia: uma perspectiva arqueológica para o estudo da cultura material. Métis: história & cultura, v. 8, n. 16, 131-139, 2009. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/954.

SOUZA, Laura de Mello e. O diabo e a Terra de Santa Cruz: feitiçaria e religiosidade popular no Brasil Colonial. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

TAVARES, Aurea Conceição Pereira. Vestigios materiais na antiga Sé de Salvador: posturas das instituições religiosas fentre à Igreja Católica em Salvador no período escravista. 2006. Dissertação (Mestrado em História) - Programa de Pós-graduação em Arqueologia da Universidade Federal de Pernambuco, Recife.

TRIGGER, Bruce G. História do Pensamento Arqueológico. São Paulo: Odysseus, 2004.

WATSON, P. J. The idea of ethnoarchaeology: notes and comments. In: KRAMER, Carol (ed.). Ethnoarchaeology: implications of ethnography for archaeology. New York: Columbia University Press, 1979.

WYLIE, A. The interpretative dilema. In: PINSKY, V.; WYLIE, A. (orgs.) Critical traditions in contemporary archaeology: essays in the philosophy, history and sociopolitics of Arhcaeology. Cambridge: Cambridge University Press, 1989.

Downloads

Publicado

2019-01-17

Como Citar

Pereira, R., & Chevitarese, A. L. (2019). Por uma Arqueologia dos Candomblés: contribuições da ciência do passado aos estudos dos fenômenos religiosos. Revista Maracanan, (20), 112–136. https://doi.org/10.12957/revmar.2019.34462