Entre as crises e o colapso: cinco notas sobre a falência estrutural do capitalismo

Maurílio Lima Botelho

Resumo


O objetivo do texto é apontar que as frequentes crises na economia mundial, desde a década de 1970, não são expressões corriqueiras de uma instabilidade capitalista, mas sinal de um colapso da própria formação social burguesa. A usual afirmação de que “capital é crise” torna a reflexão sobre a sua história vazia. Por outro lado, não basta se prender à descrição meramente factual para mostrar as novidades nos eventos de crise. Somente enfrentando categoricamente a processualidade histórica do capital é que se torna possível determinar o colapso. Para isso desenvolvemos teoricamente cinco processos que explicam a originalidade de falência estrutural responsáveis pelas crises contemporâneas.


Palavras-chave


Capital; Crise do Trabalho; Crise do Estado; Globalização

Texto completo:

PDF

Referências


ARRIGHI, Giovanni. O longo século XX: dinheiro, poder e as origens de nosso tempo. Rio de Janeiro: Contraponto; Unesp, 1996.

BECK, Ulrich. O que é globalização? Equívocos do globalismo. Respostas à globalização. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

BOTELHO, Maurilio Lima Botelho. Crise da sociedade do trabalho: teorias em conflito. 2009. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

BOTELHO, Maurilio Lima. Crise do trabalho hoje: desenvolvimento tecnológico, instabilidade do emprego e crise do capitalismo. Revista Acesso Livre, Rio de Janeiro, n. 5, jan.-jun. 2016.

BRAGA, José Carlos de Souza. A financeirização da riqueza. Revista do Instituto de Economia da Unicamp, Campinas, n. 2, p. 25-55, ago. 1993.

BRENNER, Robert. O boom e a bolha: os Estados Unidos na economia mundial. Rio de Janeiro: Record, 2003.

FERGUSON, Niall. A lógica do dinheiro: riqueza e poder no mundo moderno (1700-2000). Rio de Janeiro: Record, 2007.

FOX, Justin. O mito dos mercados racionais. Uma história de risco, recompensa e decepção em Wall Street. Rio de Janeiro: BestSeller, 2010.

HEINRICH, Michael. A actual crise financeira e o futuro do capitalismo global. Publicado em: 9 jun. 2008. Disponível em: https://resistir.info/crise/heinrich_09jun08.html. Acesso em: 03 out. 2017.

KURZ, Robert. A ascensão do dinheiro aos céus: Os limites estruturais da valorização do capital, o capitalismo de cassino e a crise financeira global. Publicado em: meio 2002. Disponível em: http://www.obeco-online.org/rkurz101.htm. Acesso em: 03 out. 2017.

KURZ, Robert. Com todo vapor ao colapso. Disponível em: . Acesso em: 03 out. 2017.

KURZ, Robert. Crise e crítica: O limite interno do capital e as fases do definhamento do marxismo. Publicado em: set. 2013. Disponível em: http://www.obeco-online.org/rkurz410.htm. Acesso em: 03 out. 2017.

KURZ, Robert. Dinheiro sem valor – linhas gerais para uma transformação da crítica da economia política. Lisboa: Antígona, 2014.

LEFEBVRE, Henri. Estrutura social: a reprodução das relações sociais. In: MARTINS, José de Souza; FORACCHI, Marialice Mencarini. Sociologia e sociedade (Leituras de Introdução à sociologia). Rio de Janeiro: LTC, 1978.

MARX, Karl. Grundrisse. São Paulo: Boitempo, 2011.

MARX, Karl. O Capital – crítica da economia política. Livro II: O processo da circulação do capital. São Paulo: Nova Cultural, 1985.

MARX, Karl. O Capital – crítica da economia política. Livro III: O processo global da produção capitalista. Tomo 1. São Paulo: Nova Cultural, 1986.

MISSE, Michel. O Rio como um bazar. Revista Insight Inteligência, Rio de Janeiro, ano 5, n. 18, jul.-set. 2002.

OFFE, Claus. Problemas estruturais do Estado capitalista. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984.

PIKETTY, Thomas. O capital no século XXI. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2014.

ROUBINI, Nouriel; MIHM, Stephen. A economia das crises: um curso-relâmpago sobre o futuro do sistema financeiro internacional. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2010.

SHAIKH, Anwar. Uma introdução à história das teorias de crise. Ensaios FEE, Porto Alegre, v. 4, n. 1, 1983.

STIGLITZ, Joseph. Dez anos depois da crise asiática, ainda não saímos da floresta. In: LEWIS, Michael (org.). Pânico: a história da insanidade financeira. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.




DOI: https://doi.org/10.12957/maracanan.2018.31274

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexadores

                 

         

              

              

 

Divulgadores