A crítica da economia política da barbárie: Entrevista com Marildo Menegat

Autores

  • Beatriz Vieira Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Eduardo Ferraz Felippe Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Thiago Lima Nicodemo Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Freie Universität Berlin, Lateinamerika Institut, Alexander von Humboldt Foundation.

DOI:

https://doi.org/10.12957/revmar.2018.31056

Palavras-chave:

Entrevista, Marildo Menegat, Crise, Economia Política

Resumo

Nesta entrevista concedida à Revista Maracanan, o professor discute as “teorias da crise” de viés marxista e (neo)liberal e aborda a relação entre a noção da barbárie contemporânea, a crise mundial não resolvida após a II Guerra – apenas amenizada na forma de uma “trégua”, nos trinta “anos gloriosos” (c. 1945-1975) – e a história do capitalismo. Considerando as origens e desdobramentos das questões envolvidas no “colapso do capitalismo” por suas autocontradições, geradoras de massas humanas excluídas das possibilidades de sobrevivência minimamente dignas, e sem abrir mão de sua verve contundente, Menegat analisa a situação do Brasil hoje, tanto do prisma econômico quanto político e cultural, e chama a atenção para o fato de que “A humanidade não cabe mais nos cálculos da economia. Impõe-se uma escolha como nunca antes havia se colocado: ou o capitalismo (que é a barbárie cotidiana em que vivemos, em permanente progressão) ou a existência da humanidade (que somente poderá se efetivar em outra forma de socialização).”

Biografia do Autor

Beatriz Vieira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professora do Departamento de História e do Programa de pós-graduação em História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, área de Teoria da História e Historiografia.

Eduardo Ferraz Felippe, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professor do Departamento de História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, área de História da América.

Thiago Lima Nicodemo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Freie Universität Berlin, Lateinamerika Institut, Alexander von Humboldt Foundation.

Professor do Departamento de História e do Programa de Pós-graduação em História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); bolsista CAPES - Alexander von Humboldt Stiftung na Freie Universität Berlin, modalidade "pesquisador experiente".

Referências

MENEGAT, Marildo. Depois do fim do mundo: a crise da crise da modernidade e a barbárie. Rio de Janeiro: Relume Dumará; FAPERJ, 2003.

MENEGAT, Marildo. Estudos sobre ruínas. Rio de Janeiro: Revan; Instituto Carioca de Criminologia, 2012.

MENEGAT, Marildo. O olho da barbárie. São Paulo: Expressão Popular, 2006.

Downloads

Publicado

2018-01-16

Como Citar

Vieira, B., Felippe, E. F., & Nicodemo, T. L. (2018). A crítica da economia política da barbárie: Entrevista com Marildo Menegat. Revista Maracanan, (18), 268–276. https://doi.org/10.12957/revmar.2018.31056