O relato como vingança: as memórias de Stanislaw Szmajzner

Autores

  • Felipe Cittolin Abal Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.12957/revmar.2017.27120

Palavras-chave:

Autobiografia, Stanislaw Szmajzner, Inferno em Sobibor, Genocídio, Memória

Resumo

O artigo analisa o livro Inferno em Sobibor: a tragédia de um adolescente judeu de Stanislaw Szmajzner, ex-prisioneiro do campo de extermínio de Sobibor na Polônia que, posteriormente, passou a residir no Brasil onde publicou suas memórias. Através da leitura do texto procura-se verificar a forma como é construída esta obra autobiográfica com base nas memórias de um sobrevivente de um campo de extermínio durante a Segunda Guerra Mundial, identificando as suas características e os atritos existentes entre o relato e outras fontes. O livro de Szmajzner se encaixa no que Todorov estabeleceu como bom uso da memória, uma vez que utiliza o caso exemplar do autor para gerar uma lição, buscando impedir que casos análogos venham a se repetir no futuro, além de se estabelecer como um instrumento para que os crimes cometidos pelos algozes do autor não sejam esquecidos, utilizando a obra como uma forma de vingança.

Referências

ABAL, Felipe Cittolin. Nazistas no Brasil e Extradição: os pedidos de extradição de Franz Stangl e Gustav Wagner em uma análise jurídico-histórica. Curitiba: Juruá, 2014.

ALBERTI, Verena. Literatura e autobiografia: a questão do sujeito na narrativa. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 4, n. 7, 1991.

ELMIR, Cláudio Pereira. A palavra como um bisturi. In: PEDRO, Joana Maria; WOLFF, Cristina Scheibe. (Org.). Gênero, feminismos e ditaduras no Cone Sul. Florianópolis: Ed. Mulheres, 2010.

ELMIR, Cláudio Pereira. O caso Binjamin Wilkomirski: a dupla invenção da memória. Anos 90, Porto Alegre, v. 15, n. 28, p. 41-55, dez. 2008.

RASHKE, Richard. Fuga de Sobibor. Porto Alegre: 8inverso, 2011.

SARLO, Beatriz. Tempo passado: cultura da memória e guinada subjetiva. São Paulo: Companhia das Letras; Belo Horizonte: UFMG, 2007.

SZMAJZNER, Stanislaw. Inferno em Sobibor: a tragédia de um adolescente judeu. 2a ed. Rio de Janeiro: Bloch Editores, 1979.

TODOROV, Tvetan. Los abusos de la memoria. Barcelona: Ediciones Paidós Ibérica, 2000.

WINTER, Jay. The Generation of Memory: Reflections on the “Memory Boom” in Contemporary Historical Studies. Canadian Military History, v. 10, n. 3, Summer 2001.

Downloads

Publicado

2017-01-31

Como Citar

Cittolin Abal, F. (2017). O relato como vingança: as memórias de Stanislaw Szmajzner. Revista Maracanan, (16), 52–65. https://doi.org/10.12957/revmar.2017.27120