O objeto artístico e o contexto histórico: a retórica de Inserções em Circuitos Ideológicos - Projeto Coca-Cola, de Cildo Meireles

Autores

  • Fernando Aparecido Ferreira Universidade de Franca
  • Fabíola Gonçalves Giraldi Universidade de Franca

DOI:

https://doi.org/10.12957/revmar.2016.24701

Resumo

Quando vida e obra não mais se separam, a arte passa a não mais “nascer” das mãos, mas, principalmente, da mente do artista, que se sente à vontade para, inclusive, se apropriar de qualquer objeto mundano. Objetos cotidianos são inseridos no circuito da Arte e os conceitos dessas apropriações passam a ser argumentos. O verbo torna-se parte constituinte do objeto artístico, definindo-o, contestando-o, valorizando-o. Nesse contexto, situa-se o artista brasileiro Cildo Meireles e seus ready-mades. Compreender sua proposta do ponto de vista retórico é o objetivo principal deste trabalho, que tem como objeto de estudo sua obra Inserções em Circuitos Ideológicos - Projeto Coca-Cola. Nossa proposta é desvelar as estratégias argumentativas empregadas pelo artista para angariar a atenção e a adesão de seu auditório à sua visão crítica e engajada sobre o papel da arte no contexto histórico-político da época (período da ditadura militar no Brasil). Este estudo se fundamenta nas exposições de Barthes acerca da retórica da imagem, bem como nos pressupostos teóricos de Meyer, Ferreira, Fiorin, Aristóteles, Reboul e Cavalcante associados às considerações de historiadores da arte brasileira.

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Publicado

2016-07-30

Como Citar

Ferreira, F. A., & Giraldi, F. G. (2016). O objeto artístico e o contexto histórico: a retórica de Inserções em Circuitos Ideológicos - Projeto Coca-Cola, de Cildo Meireles. Revista Maracanan, (15), 270–284. https://doi.org/10.12957/revmar.2016.24701