Cinema e história: olhares sobre a imigração no Brasil - desconstruindo estereótipos.
DOI:
https://doi.org/10.12957/revmar.2016.20875Resumo
DOI: 10.12957/revmar.2016.20875
Entre as décadas de 1970 e 2000, um conjunto de filmes brasileiros se voltou para a representação da figura do imigrante contrapondo-se às visões estereotipadas acerca da presença estrangeira no Brasil, extensamente difundidas nos produtos culturais de consumo popular, como foi o caso do cinema entre as décadas de 1940 e 1950, quando as telas atuaram como repetidoras dos discursos hegemônicos, por via de regra, pautados no pressuposto da integração, adaptação e convivência harmoniosa entre estrangeiros e sociedade local. Essa visão “cordial” começa a ser problematizada a partir da afirmação de um novo cinema no Brasil; um cinema político, engajado, interessado em desconstruir mitos envolvendo processos históricos plurais como, por exemplo, a imigração, tema dos filmes analisados no presente texto.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
São automaticamente cedidos à Revista Maracanan os direitos autorais sobre originais e traduções nela publicados. Os dados e conceitos abordados são da exclusiva responsabilidade do autor.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados pertecem à Revista Maracanan, com os trabalhos simultaneamente licenciados sob uma LicençaCreative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento obrigatório da autoria e publicação inicial nesta revista, sob a mesma licença e para fins não comerciais.
A Revista Maracanan está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.