Cultura Visual e estilos de vida. As revistas de moda francesas e as estratégias de marketing da alta costura no início do século XX

Autores

  • Maria Lúcia Bueno Ramos Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.12957/revmar.2016.20861

Resumo

DOI: 10.12957/revmar.2016.20861

A internacionalização da moda alta costura no início do século XX vai ocorrer em estreita relação com o desenvolvimento de uma cultura visual moderna, que despontou na época tendo como principal protagonista a imprensa de moda. A renovação da indumentária feminina, nos anos que antecederam a Primeira Guerra Mundial, um dos principais móveis de projeção do setor, foi amplamente debatida e difundida nas páginas da imprensa especializada, amplificando consideravelmente o impacto internacional de uma produção realizada pelo reduto mais elitista do comércio de luxo francês. Tomando como exemplo as práticas publicitárias desenvolvidas pela costureira Jeanne Paquin, procuramos apontar como os criadores de moda se utilizaram dessa nova cultura visual para divulgar suas inovações e construir uma legitimidade simbólica, num processo que associava a autoridade do criador à qualidade estética da casa.

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Publicado

2016-01-31

Como Citar

Ramos, M. L. B. (2016). Cultura Visual e estilos de vida. As revistas de moda francesas e as estratégias de marketing da alta costura no início do século XX. Revista Maracanan, 12(14), 75–96. https://doi.org/10.12957/revmar.2016.20861