Walter Benjamin e a fotografia como segunda técnica

Autores

  • Márcio Seligmann-Silva Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.12957/revmar.2016.20860

Resumo

DOI: 10.12957/revmar.2016.20860

O texto apresenta a teoria da fotografia de Walter Benjamin mostrando a sua relação com as teorias da fotografia de sua época assim como sua articulação com os conceitos benjaminianos de “dialética na imobilidade” e de “imagem dialética”. A sua filosofia da história é interpretada também a partir de sua ideia de que o passado deixou nos textos imagens que precisam ser reveladas por cada agora. Por fim, o ensaio analisa o conceito de “segunda técnica” que Benjamin desenvolve na segunda versão de seu trabalho sobre a obra de arte, no qual a técnica é vista como aliada ao jogo e como um meio de emancipação.

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Publicado

2016-01-31

Como Citar

Seligmann-Silva, M. (2016). Walter Benjamin e a fotografia como segunda técnica. Revista Maracanan, 12(14), 58–74. https://doi.org/10.12957/revmar.2016.20860