O Voo Benjaminiano de Klee: 50 anos do golpe na perspectiva das memórias, dos esquecimentos e dos silêncios

Autores

  • Joana DArc Fernandes Ferraz Universidade Federal Fluminense
  • Cíntia Christiele Braga Dantas Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.12957/revmar.2014.14039

Resumo

No momento em que completa cinquenta anos do golpe militar-empresarial brasileiro, que fez do terror a prática política do Estado e fortaleceu todos os mecanismos refratários à promoção e à defesa dos direitos humanos e fundamentais (com todos os seus limites), a alegoria do “anjo da história”, de Walter Benjamin, nos convida a refletir sobre os usos políticos da memória, do esquecimento e do silêncio, que vem sendo conduzidas pelos governos pós-ditatoriais. Na primeira parte deste artigo, será feita uma análise comparativa entre as opressões do passado ditatorial e as do presente, atualizadas no regime denominado democrático. Na segunda parte, serão avaliados os dispositivos de reparação e os seus limites no Brasil. E, finalmente, as implicações do esquecimento do silêncio. Neste sentido, algumas questões nos levam à reflexão. O que esta memória produzida, atualmente, pelo Estado esquece ou silencia? Como este processo vem sendo construído? Quais as sequelas presentes e futuras desta política de memória que está sendo reconstruída para a sociedade brasileira?

Biografia do Autor

Joana DArc Fernandes Ferraz, Universidade Federal Fluminense

Professora Adjunta III da Universidade Federal Fluminense.  Coordenadora do Curso de Especialização em Administração Pública da UFF. Pós-doutorado em Memória Social (UNIRIO).  Tem experiência na área de Sociologia, Antropologia, Ciência Política e História. Pesquisa vinculada ao tema da violência e terror do Estado e violência nas organizações, atua, principalmente nos seguintes temas: ditadura militar brasileira, memória e patrimônio, teoria da memória; transformações do capitalismo contemporâneo.

Cíntia Christiele Braga Dantas, Universidade Federal de Uberlândia

Doutoranda em História Social na Universidade Federal de Uberlândia (UFU).  Mestre em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atualmente bolsista Capes.  Tem experiência na docência da Educação Básica, Ensino Superior e Pós Graduação Latu Sensu.

Downloads

Como Citar

Ferraz, J. D. F., & Dantas, C. C. B. (2014). O Voo Benjaminiano de Klee: 50 anos do golpe na perspectiva das memórias, dos esquecimentos e dos silêncios. Revista Maracanan, (11), 126–137. https://doi.org/10.12957/revmar.2014.14039