Memória e Clínica: Testemunho e Reparação

Autores

  • Vera Vital Brasil Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia

DOI:

https://doi.org/10.12957/revmar.2014.14036

Resumo

Este artigo pretende destacar efeitos de produção de subjetividade a partir da violência institucionalizada pelo golpe civil militar e apontar sua permanência  nos dias atuais. Considerando a tortura como um dos principais estratégias das práticas repressivas do Estado Brasileiro, se dará destaque ao dano psicológico e social das violações cometidas em conexão com os efeitos de silenciamento sobre os acontecimentos. Levando em conta a importância da reparação do dano psicológico e social destas violações, se ressaltará a função do testemunho na construção de memória e na clínica psicológica para sobreviventes e familiares, bem como a experiência do Projeto Clínicas do Testemunho da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, como um componente de uma política pública estatal no campo da reparação, integrada às medidas previstas na Justiça de Transição.

Biografia do Autor

Vera Vital Brasil, Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia

Coordenadora da Equipe Clínica do “Projetos Terapêuticos RJ” do Projeto Clínicas do Testemunho da Comissão de Anistia, do Ministério da Justiça, de 2012 aos dias atuais.  Membro da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia.  Autora de artigos em livros e revistas nacionais e internacionais.

Downloads

Como Citar

Brasil, V. V. (2014). Memória e Clínica: Testemunho e Reparação. Revista Maracanan, (11), 47–55. https://doi.org/10.12957/revmar.2014.14036