Les bibliothèques académiques au XVIIIe siècle: quelques remarques sur la trajectoire de la monarchie française

Autores

  • Frédéric Barbier Université de Strasbourg

DOI:

https://doi.org/10.12957/revmar.2014.13747

Resumo

O artigo analisa o papel das bibliotecas acadêmicas do século XVII e sua participação na consolidação da monarquia francesa, a partir de elementos que as tornaram importantes para a ampliação e visibilidade do poder dos príncipes. Na economia do livro, dentro do contexto do Antigo Regime, o acesso aos livros funcionava como uma marca social de distinção. À medida que a comunidade leitora do período, composta por homens de letras, garantiu acesso às bibliotecas dos príncipes criaram-se elementos que referendavam cada vez mais a autoridade dos príncipes, ampliando sua glória. Esta ultrapassou o modo de ver tradicional da honra dos príncipes, focalizando-os não mais como “príncipes da guerra”, mas com uma nova categoria de “príncipes das musas”.

Biografia do Autor

Frédéric Barbier, Université de Strasbourg

Historiador, diretor de pesquisas do CNRS, atua no Institut d’histoire moderne et contemporaine da École normale supérieure, diretor de estudos da École Practique des Hautes Études. Autor de números livros e artigos de pesquisas em História do Livro e redator chefe da Revue Française d’histoire du livre et da Revue Histoire et civilisation du livre, revue internationale (Genève, Droz).

Downloads

Publicado

2014-11-26

Como Citar

Barbier, F. (2014). Les bibliothèques académiques au XVIIIe siècle: quelques remarques sur la trajectoire de la monarchie française. Revista Maracanan, 10(10), 10–24. https://doi.org/10.12957/revmar.2014.13747