Joaquim José Rodrigues Torres e a criação da escola normal fluminense (1834-1840)

Autores

  • Lívia Beatriz da Conceição Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/revmar.2012.12775

Resumo

Neste artigo refletiremos sobre os diálogos estabelecidos por Joaquim José Rodrigues Torres enquanto presidente da província do Rio de Janeiro com outras províncias do Império na construção de seus projetos políticos de ação para a instrução pública primária provincial.  Discutiremos o fato de que essas
províncias enviavam seus professores primários para serem “suficientemente instruídos” para o exercício do magistério na escola normal da província fluminense; e que estas ações viabilizaram a difusão do projeto regressista em constituição nesse “laboratório saquarema” pelas demais províncias imperiais.  Debateremos também a hipótese de que esta perspectiva dialógica pode ser estendida para o além-mar, ao defendermos que diálogos apropriativos possivelmente foram construídos pelo personagem em questão com as reformas para a instrução pública primária promovidas por François Guizot, ministro da Instrução Pública francesa no período.

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Publicado

2012-12-31

Como Citar

da Conceição, L. B. (2012). Joaquim José Rodrigues Torres e a criação da escola normal fluminense (1834-1840). Revista Maracanan, 8(8), 83–112. https://doi.org/10.12957/revmar.2012.12775