Chamada Aberta: Dossiê "A cidade e suas imagens"

Revista Maracanan 24 (maio 2020)


A definição de “cidade” e “imagem” não é tarefa epistemológica simples e o cruzamento das apreensões já propostas pode levar a um labirinto tão desafiador quanto atraente. São duas coordenadas complexas, cujas relações desenham planos intrincados, exigindo uma abordagem multidisciplinar. Observadas a partir da modernidade, cidade e imagem também ensejaram reflexões sobre a subjetividade moderna e as novas formas de estar no mundo, interpretá-lo e representá-lo. Nesse sentido, as cidades em ampliação e transformação foram largamente fixadas em imagens cada vez mais várias e complexas, um processo que não ficou de fora do conjunto de interesses dos historiadores.

Na Europa, essas abordagens foram iniciadas nos anos 1960, pela Nova História Urbana, tendo Richard Sennett como figura mais proeminente, e pela História da Arte, com destaque para Giulio Carlo Argan. No Brasil, pesquisas dessa natureza ganharam força a partir dos anos 1980, convivendo com uma produção – naquele momento, mais vasta – a respeito das relações entre cidade e literatura. Eram, na sua maioria, reflexões sobre registros fotográficos realizados no início do século XX, no eixo Rio-São Paulo, como os trabalhos de Ana Maria Mauad, Vânia Carneiro de Carvalho e Charles Monteiro. Desde então, multiplicaram-se os enfoques, com uma seleção variegada de urbes, tipos de imagens e recortes cronológicos.  

O dossiê proposto se interessa por pesquisas que tenham esses encontros como foco. Em seu escopo, cabe qualquer cidade – real, imaginária e tudo que há entre os extremos –, pensada a partir de qualquer imagem (cartográfica, artística, fotográfica, cinematográfica, televisiva, midiática, digital).

Organizadoras:

Carlos Eduardo Pinto de Pinto ( Professor Adjunto do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Viviane da Silva Araújo (Professora Adjunto do Instituto Latino-americano de Arte, Cultura e História, Universidade Federal da Integração Latino Americana)

Amanda Danelli Costa (Professora Adjunta do Departamento Turismo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Campus Teresópolis)

 

Prazo para submissões: 31 dez. 2019.

Lançamento da edição: Maio 2020.

 

A Revista Maracanan também recebe contribuições em fluxo contínuo que compõem regularmente todos os números publicados nas seções: Artigos, Entrevistas, Resenhas, Traduções e Notas de Pesquisa.