Chamada Prorrogada| Dossiê n. 33 - A cor local: Ideias, conceitos e discursos em contextos coloniais (séculos XVI-XVIII): recepção, reelaboração, produção

 Novo Prazo para submissões | Dossiê n. 33: "A cor local: Ideias, conceitos e discursos em contextos coloniais (séculos XVI-XVIII): recepção, reelaboração, produção" (maio-ago. 2023)

Chamadas porrogadas até 30 de abril.

Organização: Antônio David (USP), Camila Corrêa e Silva Freitas (UFCG) & Rachel Saint Williams (UERJ)

A história social das ideias tem ganhado papel de
destaque no cenário historiográfico contemporâneo, enfatizando, assim, o espaço central ocupado por ideias, conceitos e discursos no desenrolar dos acontecimentos e processos históricos. A partir de 1980, parte expressiva das análises dedicadas à história social das ideias – em especial aquelas relacionadas à crítica cultural e às perspectivas teóricas pós-coloniais – buscou lançar luz sobre o papel de atores sociais ativamente engajados na elaboração de ideias, conceitos e discursos em antigas zonas de ocupação colonial nos continentes americano, africano e asiático. Durante muito tempo, porém, os esforços de compreensão do protagonismo desses atores concentraram-se nos processos históricos do século XIX em diante, procedimento este que foi determinante para a manutenção da noção tradicional de que a produção intelectual europeia era adotada passivamente nos espaços coloniais, ao longo dos séculos XVI, XVII e XVIII. Todavia, na pesquisa histórica das últimas décadas vem ganhando destaque o lugar proeminente da recepção, da reelaboração e da produção de ideias, conceitos e discursos — jurídicos, políticos, teológicos e estéticos — nas sociedades coloniais da época moderna. Tal viés de investigação tem se mostrado crucial para a ampliação de nossa compreensão da formação das sociedades coloniais, bem como tem permitido questionar interpretações historiográficas eurocêntricas.

Com organização dos professores Antônio David (USP), Camila Corrêa e Silva Freitas (UFCG) e Rachel Saint Williams (UERJ), o Dossiê a ser publicado na Edição 33 da Revista Maracanan pretende acolher propostas de pesquisa, oriundas de variadas abordagens teórico-metodológicas, que possibilitem pensar os múltiplos caminhos por meio dos quais as ideias, os conceitos e os discursos foram continuamente produzidos nos espaços sob dominação colonial. Deseja-se destacar que, a partir das circunstâncias históricas específicas de sua temporalidade, os espaços coloniais foram palcos de criação de singulares cores locais.

Não perca a opotunidade de publicar seu artigo! Acesse a aba de submissões em nosso site e confira nossa seção de Normas e Diretrizes para saber como submeter seu texto.

Prazo final para submissão: 30 de abril 2023.

Publicação: julho- ago 2023

A Revista Maracanan também recebe contribuições em fluxo contínuo que compõem regularmente todos os números publicados nas seções Artigos, Entrevistas, Resenhas, Traduções e Notas de Pesquisa.