Chamada Aberta | Dossiê: Independências: novas perspectivas e novas abordagens

Revista Maracanan n. 29 (jan.-abr. 2022) - "Independências: nova perspectivas e novas abordagens"

Em 2022, comemoram-se os duzentos anos da Independência do Brasil. Fato marcante, considerado por muitos historiadores como o marco fundador da moderna nação brasileira. Para além das comemorações ou celebrações, cabe aos pesquisadores das ciências humanas repensar e discutir os significados, as controvérsias, as distintas posturas historiográficas, além dos acontecimentos que envolveram a separação do Brasil de Portugal. Se o tema tem sido recorrente em estudos e pesquisas, ainda não se encontra esgotado, pois traz à tona opiniões diversas, demonstrando que fatos e personagens, especialmente, aqueles que foram esquecidos pela história até os dias de hoje, necessitam de um estudo mais preciso; visões cristalizadas na historiografia precisam de novos olhares; discursos políticos favoráveis ou resistentes ao movimento de Independência ou debates na imprensa devem ser analisados; novas narrativas que permitem ultrapassar as fronteiras de uma história cujo fulcro encontra-se na ideia de nação, devem ser apropriadas, pois apontam para a necessidade de conhecer e analisar comparativamente os processos de separação da América Inglesa e da América Hispânica com a América Portuguesa; e, por fim, questões que compreendem as diversas partes que constituíam o território naquela época, devem ser reunidas para um conhecimento mais denso desse período de constituição de um país chamado Brasil, destacando-se seus diversos projetos de nação. Portanto, há muito ainda para se repensar e discutir.

Nesse sentido, a Revista Maracanan convida pesquisadores e estudiosos sobre a temática a apresentarem sua contribuição na forma de artigos, depoimentos, entrevistas ou resenhas.

Editores responsáveis: Prof.ª Dr.ª  Lucia Maria Bastos Pereira das Neves e Equipe Editorial Executiva

Chamada: 1º de maio - 31 de agosto 2021

Publicação: Janeiro - Abril 2022

 

A Revista Maracanan também recebe contribuições em fluxo contínuo que compõem regularmente todos os números publicados nas seções Artigos, Entrevistas, Resenhas, Traduções e Notas de Pesquisa.