Próxima Chamada

Revista Maracanan n. 26 (maio 2021) - "Raça, Ciência e Saúde no contexto da escravidão e do pós-Abolição"


Durante as últimas duas décadas vem crescendo o interesse historiográfico pela saúde da população negra, bem como tem sido renovado o debate sobre as múltiplas intersecções entre raça, ciência e sociedade, questões essas caras ao Pensamento Social Brasileiro. Desta forma, as interconexões entre essas temáticas e abordagens constroem novos campos de estudo e pesquisas inovadoras tanto para o campo da História das Ciências e da Saúde como para a História do Negro no Brasil.

Assim, a proposta deste Dossiê Temático para a Revista Maracanan tem por objetivo apresentar artigos que tratem das muitas relações entre Raça, Ciência e Saúde da população negra em uma perspectiva histórica, desde os estudos sobre as raças, passando pelas pesquisas sobre a saúde dos escravizados, sua relação com os médicos e suas próprias práticas de cura; contemplando o estudo da eugenia e suas representações sobre o negro; o pensamento médico relativo aos corpos negros escravizados; as práticas higienistas do início do século XX e a saúde da população negra no pós-Abolição.

Objetivamos contribuir na construção de um amplo e democrático debate científico, que priorize as múltiplas abordagens e enfoques teórico-metodológicos sobre raça, ciência, saúde e contribua também para as reflexões acerca da sociedade brasileira contemporânea, ainda com marcas indeléveis dos mais de 350 anos de escravização.

Desde o início dos anos 2000, os debates acerca dos direitos da população negra tornaram-se objeto de interesse da sociedade brasileira. Temas como o acesso as universidades assim como o direito à saúde vêm ganhando força nos movimentos sociais e nos debates acadêmicos. Neste contexto, torna-se de extrema importância para área de História das Ciências e da Saúde conectar-se à outras áreas temáticas como a historiografia da Escravidão e do pós-Abolição, criando assim objetos e temas que lançam novos olhares a estes já consolidados campos historiográficos.


Organizadores:

Iamara da Silva Viana (Professora agregada do Departamento de História da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro)

Paula Arantes Botelho Briglia Habib (Professora Adjunta do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior da Universidade Federal Fluminense)

Silvio Cezar de Souza Lima (Professor Adjunto do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior da Universidade Federal Fluminense)

 

Chamada: 1 set - 31 dez. 2020

Publicação: maio 2021.


A Revista Maracanan também recebe contribuições em fluxo contínuo que compõem regularmente todos os números publicados nas seções Artigos, Entrevistas, Resenhas, Traduções e Notas de Pesquisa.