Reverberações do cânone valorativo na crítica musical: experiências com Sgt. Pepper´s Lonely Hearts Club Band em 1967 e 2017

Autores

  • Jorge Cardoso Filho
  • Celina Adriana Brandão Pereira

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2021.62605

Palavras-chave:

Crítica Musical, Experiência, Rock

Resumo

O presente artigo analisa como funcionam os processos de avaliação da crítica musical em função de um distanciamento estético-temporal, seus modos de construir ou reverberar valores de obras artísticas e/ou objetos culturais. Assim, nos debruçamos sobre críticas musicais do álbum Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, da banda The Beatles, produzidas em 1967 e 2017. O disco é considerado icônico tanto para a cultura pop quanto para o gênero rock, de modo que interpretamos as transformações nos valores culturais associados à obra e demonstramos as marcas estéticas que emergem na relação com o álbum, originalmente lançado em 1967.

Biografia do Autor

Jorge Cardoso Filho

Docente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e um dos líderes do Grupo de Estudos em Experiência Estética: Comunicação e Artes (GEEECA). Atua no Centro de Pesquisa em Estudos Culturais e Transformações na Comunicação (TRACC), do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA. 

Celina Adriana Brandão Pereira

Mestre em comunicação pelo programa de Pós Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

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Publicado

2022-02-22

Como Citar

Cardoso Filho, J., & Pereira, C. A. B. (2022). Reverberações do cânone valorativo na crítica musical: experiências com Sgt. Pepper´s Lonely Hearts Club Band em 1967 e 2017. Logos, 28(3), 194. https://doi.org/10.12957/logos.2021.62605

Edição

Seção

Dossiê 'Espessuras Temporais da Comunicação: transformações, resistências, arcaísmos, lutas'