Filtros embelezadores no Instagram Stories: pistas iniciais sobre a plataformização da beleza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2021.60900

Palavras-chave:

Plataformização, Instagram Stories, Filtros embelezadores.

Resumo

Este artigo visa compreender como os filtros embelezadores do Instagram Stories influenciam a percepção de beleza de seus usuários. Estudos informam que a prática de selfies tem orientado jovens em busca de cirurgias e procedimentos estéticos. Frente a isso, a questão de pesquisa é: de que forma os filtros embelezadores do Instagram Stories interferem na percepção de beleza dos seus usuários? Para tanto, recorre-se à bibliografia sobre plataformas digitais, Instagram Stories e selfies, além de um estudo empírico sobre os filtros embelezadores nessa plataforma e aplicação de questionário. Como resultado, percebe-se, no Instagram, uma dinâmica de performance com selfies que se ajusta com a emergência de uma percepção beleza (pele lisa, nariz fino, lábios volumosos) reconhecida pelas usuárias e desejada como resultado de intervenções cirúrgicas e de procedimentos estéticos.  

Biografia do Autor

Sandra Portella Montardo, Universidade Feevale

Professora e pesquisadora na Universidade Feevale nos seguintes cursos: Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social, Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais e Mestrado Profissional em Indústria Criativa. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Cultura e Consumo Digitais (c3dig).Bolsista de Produtividade CNPq (Nível 2).

Laura Schemes Prodanov, Universidade Feevale

Doutoranda em Processos e Manifestações Culturais (Bolsista CNPq) e Mestre em Indústria Criativa.

Downloads

Publicado

2022-05-24

Como Citar

Montardo, S. P., & Prodanov, L. S. (2022). Filtros embelezadores no Instagram Stories: pistas iniciais sobre a plataformização da beleza. Logos, 28(2). https://doi.org/10.12957/logos.2021.60900

Edição

Seção

Dossiê 'Corpos, performances e autenticidade na cultura digital e visual'