Newsgame: Jogo, Informação e Conhecimento

Autores

  • Janaina de Oliveira Nunes Ribeiro Universidade Federal de Juiz de Fora/Professora

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2019.45678

Palavras-chave:

Perspectiva histórico cultural, 2. games e aprendizagem, 3. construção de conhecimento

Resumo

Este artigo apresenta um breve estado da arte dos newsgames, situando o contexto em que esse tipo de produção vem se desenvolvendo e abordando as diferentes categorias, de acordo com critérios próprios do jornalismo. Com base na psicologia vigotskyana, pretendo explorar as diferenças entre conceitos cotidianos (espontâneos) e conceitos científicos, e abordar como se dá o processo de apreensão e internalização. Ao considerar a possibilidade de apropriação dos jogos como espaços de produção de conhecimento, me pergunto que tipo de conhecimento se daria a partir dessas interações: um conhecimento mais informacional típico do jornalismo ou também seria possível alcançar o conhecimento científico, geralmente delegado aos espaços educacionais?

Biografia do Autor

Janaina de Oliveira Nunes Ribeiro, Universidade Federal de Juiz de Fora/Professora

Professora Doutora Janaina NunesUniversidade Federal de Juiz de ForaFaculdade de ComunicaçãoDepartamento de Métodos Aplicados e Práticas LaboratoriaisDoutora em Educação pelo PPGE-UFJFMestre em Comunicação pelo PPGCom-UFJFGrupo de Pesquisa Linguagem, Interação e Conhecimento (LIC/UFJF)

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Publicado

2020-01-23

Como Citar

Ribeiro, J. de O. N. (2020). Newsgame: Jogo, Informação e Conhecimento. Logos, 26(2), 213–228. https://doi.org/10.12957/logos.2019.45678

Edição

Seção

Dossiê "Comunicação, Mídia, Videogames”