Gestos e imagens de jogos digitais: apontamentos para uma gestualidade fotográfica do gameworld

Autores

  • Julieth Paula Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Suzana Kilpp Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2019.45665

Palavras-chave:

Fotografia, videogame, gestualidade

Resumo

Este texto é resultado de aproximações teóricas e empíricas entre a fotografia e os games. Orientado pela noção de gestualidades fotográficas, o artigo apresenta três tipos de gestos fotográficos nos jogos digitais: o modo foto; o gesto fotográfico como ação principal e o gesto como ação secundária. As inferências mais imediatas que permeiam o fenômeno chamado in-game photography apontam para uma reconfiguração técnica e estética da produção, fruição e compartilhamento da imagem digital contemporânea acionada no mundo dos games.

Biografia do Autor

Julieth Paula, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutoranda e mestra em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Jornalista pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Bolsista CNPQ

Suzana Kilpp, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Possui registro de socióloga. Mestra em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professora do PPG em Ciências da Comunicação, do curso de Comunicação Digital e do eixo Comunicação Social do curso de Jornalismo da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, e pesquisadora do CNPq.

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Publicado

2020-01-23

Como Citar

Paula, J., & Kilpp, S. (2020). Gestos e imagens de jogos digitais: apontamentos para uma gestualidade fotográfica do gameworld. Logos, 26(2), 158–177. https://doi.org/10.12957/logos.2019.45665

Edição

Seção

Dossiê "Comunicação, Mídia, Videogames”