Nas Ruas de Dentro de Casa: Experiência Urbana na Fruição Imersiva do Game Watch_Dogs

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2019.45564

Palavras-chave:

Videogames, Singleplayer, Vida Urbana

Resumo

O cenário contemporâneo dos jogos eletrônicos tem dado mostras de que a competência do jogador não está mais limitada a interações psicomotoras com vistas ao fim de sagrar-se vencedor. A permanência do jogador nos espaços virtuais em modo singleplayer, no uso solitário que faz da máquina, como nos casos dos games de ação em mundo aberto que representam cidades reais, leva-nos à constatação de uma fruição do objeto técnico satisfeita no simples “estado de estar” no jogo, permitindo uma espécie de experiência urbana a partir do contato com os conteúdos midiáticos. Disso advêm as análises que demonstramos, tais como as percepções reflexivas da cibervivência da vida urbana através do game Watch_Dogs, ambientado na cidade de Chicago.

Biografia do Autor

Daniel Neves Abath, Universidade Federal da Paraíba

Professor Substituto do curso de Mídias Digitais (UFPB). Doutor em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba.

Downloads

Publicado

2020-01-23

Como Citar

Abath, D. N. (2020). Nas Ruas de Dentro de Casa: Experiência Urbana na Fruição Imersiva do Game Watch_Dogs. Logos, 26(2), 124–138. https://doi.org/10.12957/logos.2019.45564

Edição

Seção

Dossiê "Comunicação, Mídia, Videogames”