O Circuito da Diversão ou Da Ludologia à Ideologia: Diversão, Escapismo e Exclusão na Cultura de Jogo Digital

Autores

  • Lucas Aguiar Goulart Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT
  • Henrique Caetano Nardi UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2019.45514

Palavras-chave:

Jogos Digitais, Círculo Mágico, Sexualidade, Neoliberalismo

Resumo

Esse trabalho discute o quanto a cultura dos jogos digitais acaba mantendo-se enquanto um campo que, embora aparentemente acessível e democrático, se centra em uma experiência voltada para as vivências de homens, heterossexuais, brancos e cissexuais. Utilizando-se de conceitos provenientes da teoria crítica (principalmente da Escola de Frankfurt), ponderamos o quanto a compreensão clássica de “círculo mágico” acaba por decorrer na manutenção de uma compreensão de “diversão” calcada em uma compreensão de “anti-política”. Dessa maneira, os jogos digitais mainstream acabam mantendo culturas e comunidades baseadas manutenção do status quo identitário e de uma ideologia neoliberal de mercado.

Biografia do Autor

Lucas Aguiar Goulart, Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT

Doutor em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor nas Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT).

Henrique Caetano Nardi, UFRGS

Professor Titular da Pós Graduação em Psicologia Social e Institucional da UFRGS

Downloads

Publicado

2020-01-23

Como Citar

Goulart, L. A., & Nardi, H. C. (2020). O Circuito da Diversão ou Da Ludologia à Ideologia: Diversão, Escapismo e Exclusão na Cultura de Jogo Digital. Logos, 26(2), 72–85. https://doi.org/10.12957/logos.2019.45514

Edição

Seção

Dossiê "Comunicação, Mídia, Videogames”