Do Refresco Elétrico a Bowsette: formação de comunidade nos jogos digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2019.45472

Palavras-chave:

Jogos digitais, comunidade virtual, game studies

Resumo

Neste artigo centramo-nos na relação entre as comunidades virtuais circundantes aos jogos digitais e a produção de conteúdo pelos jogadores. É de interesse, aqui, como o senso de comunhão atua como agente motivador para criação colaborativa e como a geração de conteúdo atua em prol da comunidade, na conformação tanto de um ponto de recursos comunal, como de um lugar de referência para a construção cultural comunitária.

Biografia do Autor

Nilson Valdevino Soares, CESAR School

Nilson Soares estuda jogos há 15 anos e se identifica como gamer há duas vezes mais tempo. É professor da CESAR School em seus campi de Recife e Manaus e Doutor em Tecnologias de Inteligência e Design Digital pela PUC-SP.

Luís Carlos Petry, PUC-SP

Apaixonado pelos games e pela psicanálise, Luís Carlos Petry é professor na PUC-SP e Doutor em Comunicação pela mesma Instituição.

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Publicado

2020-01-23

Como Citar

Soares, N. V., & Petry, L. C. (2020). Do Refresco Elétrico a Bowsette: formação de comunidade nos jogos digitais. Logos, 26(2), 86–105. https://doi.org/10.12957/logos.2019.45472

Edição

Seção

Dossiê "Comunicação, Mídia, Videogames”