Mundos virtuais e identidade social: processos de formação e mediação através da lógica do jogo

Autores

  • José Carlos Ribeiro
  • Thiago Falcão

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2009.368

Palavras-chave:

Cibercultura, Mundos Virtuais, Identidade Social.

Resumo

O presente artigo pretende discutir o processo de formação de identidades sociais online nos ‘mundos virtuais’ - nossa hipótese é a de que a presença do que Salen e Zimmerman (2003) chamam de ‘círculo mágico’ exerça uma força mediadora que singulariza o processo de criação de identidades sociais, de modo a tornar tal particularização algo digno de atenção pelos estudos da cibercultura.

Biografia do Autor

José Carlos Ribeiro

Professor Doutor do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Facom/UFBa. Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Cibercidades (GPC) / Ciberpesquisa. Professor Adjunto do Departamento de Psicologia (UFBA).

Thiago Falcão

Aluno do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporânea da Universidade Federal da Bahia. Membro do Grupo de Pesquisa em Cibercidades (GPC) / Ciberpesquisa.

Downloads

Publicado

2010-03-15

Como Citar

Ribeiro, J. C., & Falcão, T. (2010). Mundos virtuais e identidade social: processos de formação e mediação através da lógica do jogo. Logos, 16(1), 84–96. https://doi.org/10.12957/logos.2009.368