Fotografia e reterritorialização urbana. Saídas fotográficas e sensibilidade social em Belém.

Autores

  • Fábio Fonseca de Castro Universidade Federal do Pará http://orcid.org/0000-0002-8083-1415
  • Raoni Lourenço Arraes Universidade Federal do Pará
  • Marina Ramos Neves de Castro Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2018.36179

Palavras-chave:

Fotografia, Reterritorialização, Belém

Resumo

O artigo discute a relação entre a noção de reterritorialização e a experiência fotográfica, buscando compreender uma dada experiência social de fotografar a cidade de Belém à luz de seus contextos de sentido: as dinâmicas históricas do que chamamos de “movimento fotográfico de Belém” e as vivências temporais dos sujeitos observados. Para ilustrar a problemática faz-se um recorte numa pesquisa etnográfica com nove meses de duração e acompanha-se uma “saída fotográfica”, uma passeio urbano de fotógrafos, transcorrido na noite da Trasladação, que antecede a realização do Círio de Nazaré, em Belém. O artigo discute a fotografia enquanto processo de ressignificação e de sensibilizações do espaço urbano.

Biografia do Autor

Fábio Fonseca de Castro, Universidade Federal do Pará

Pós-doutor pela Universidade de Montreal. Doutor em Sociologia pela Universidade de Paris 5. Professor nos Programas de Pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU), do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Naea, UFPA) e Comunicação, Cultura e Amazônia, na Universidade Federal do Pará.

Raoni Lourenço Arraes, Universidade Federal do Pará

Pesquisador do Grupo de Pesquisa Fenomenologia da Cultura e da Comunicacão. Antropólogo. Mestre em Ciêncas da Comunicação pela Universidade Federal do Pará.

Marina Ramos Neves de Castro, Universidade Federal do Pará

Pesquisador do Grupo de Pesquisa Fenomenologia da Cultura e da Comunicacão. Doutora em Antropologia. Professora da Faculdade de Comunicação e do Programa de Pós-graduação Comunicação, Cultura e Amazônia, na Universidade Federal do Pará.

Downloads

Publicado

2019-02-05

Como Citar

Fonseca de Castro, F., Arraes, R. L., & Castro, M. R. N. de. (2019). Fotografia e reterritorialização urbana. Saídas fotográficas e sensibilidade social em Belém. Logos, 25(1). https://doi.org/10.12957/logos.2018.36179