Terra da Liberdade e a construção do protocolo da consulta: a comunicação política quilombola na transformação do mundo

Autores

Palavras-chave:

Quilombolas, Dasein, Protocolo de Consulta

Resumo

O objetivo do artigo é compreender como as metamorfoses econômicas e sociais vivenciadas e experienciadas nas comunidades quilombolas do território Terra da Liberdade, situadas no Baixo Tocantins, estado do Pará, produzem dizeres e linguagem, e, assim, formas de uma comunicação de resistência. Parte-se da reflexão de Heidegger (2001) sobre a relação entre existência e lugar para compreender o processo de construção dialogada do Protocolo de Consultas do território. A metodologia utilizada foi a observação participante com entrevistas abertas e semiestruturadas, num diálogo entre etnografia e fenomenologia. Observamos que o direito de "se dizer" é um conjunto de lutas comunicacionais. Compreendendo comunicação como dizer coletivo e social, o artigo reflete sobre lutas por reconhecimento da identidade, dos direitos, do território.

Biografia do Autor

Fábio Fonseca de Castro, UFPA

Professor associado da Universidade Federal do Pará. Pesquisador no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU), do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Naea, UFPA), no Programa de Pós-graduação Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM) e na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Pará (UFPA). Foi professor visitante no Departamento de Sociologia da Universidade de Cambridge e conferencista da London School of Economics em 2017-18. Pós-doutor em Etnometodologia pela Universidade de Montreal (2014). Doutor em Sociologia pela Universidade da Sorbonne (Paris V Descartes) (2004). Mestre em Antropologia e Estudo das Sociedades Latino-Americanas pela Universidade de Sorbonne-Nouvelle) (2000). Mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília (1995). Graduado em Comunicação-Jornalismo pela UFPA (1990). Coordena o Grupo de Pesquisa Socialidades, Intersubjetividades e Sensibilidades Amazônicas (SISA) no CNPq.

Marina Ramos Neves de Castro, UFPA

Professora da Faculdade de Comunicação da UFPA e do PPGCOM-UFPA. Doutora em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia - PPGA  da Univerisdade Federal do Pará. Mestre em Artes pelo PPGArtes do Instituto de Ciências das Artes e mestre em Estudos das Sociedades Latino Americanas - Opção Comunicação, pela Université de la Sorbonne Nouvelle (Paris 3). Realizou estágio doutoral no Departamento de Antropologia do University College London, com o Prof. Daniel Miller a partir do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior - com apoio da CAPES.

Downloads

Publicado

2023-07-21

Como Citar

Castro, F. F. de, & Castro, M. R. N. de. (2023). Terra da Liberdade e a construção do protocolo da consulta: a comunicação política quilombola na transformação do mundo. Logos, 30(1), 95–110. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/73380

Edição

Seção

Dossiê 'Metamorfoses: proposições para conter a desertificação do planeta'