Narrativas fílmicas e narrativas de cidades: Nova York e a comédia romântica hollywoodiana pós-11 de setembro

Autores

  • Carolina Oliveira do Amaral Departamento de Cinema e Audiovisual (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2019.36149

Palavras-chave:

Comédia romântica, Espaço cômico, Nova York.

Resumo

Se narrativas fílmicas, ou ainda um gênero narrativo, podem mudar o que entendemos por uma cidade, pode a narrativa de uma cidade alterar filmes ou um gênero inteiro? É o que pretendemos investigar nesse ensaio a partir de análises de algumas comédias românticas hollywoodianas filmadas em Nova York após o 11 de setembro. Por décadas, a cidade foi a principal escolha para ambientar filmes leves e românticos da indústria americana. No entanto, após 2001 essa paisagem simbólica foi usada com cautela e a maneira como se filmou e editou a cidade acompanha novas formas de narrar comédia, amor e intimidade no gênero.

Biografia do Autor

Carolina Oliveira do Amaral, Departamento de Cinema e Audiovisual (UFF)

Doutora e Mestre pelo PPGCOM-UFF em Comunicação Social - Linha de Estudo: Estudos de Cinema e Audiovisual. Professora de roteiro de audiovisual, criação de textos, gêneros narrativos e Produção Audiovisual. Em 2017, integrou a equipe de pesquisa "Cine y Sociedad" do departamento de Estudos Ingleses da Universidad de Zaragoza. Desde 2007, tabalhou no audiovisual em setores como Produção, Criação e Direção.

Downloads

Publicado

2019-11-15

Como Citar

Amaral, C. O. do. (2019). Narrativas fílmicas e narrativas de cidades: Nova York e a comédia romântica hollywoodiana pós-11 de setembro. Logos, 26(1). https://doi.org/10.12957/logos.2019.36149