Espaço Íntimo

amor, atmosfera e sensorialidade

Autores

  • Carolina Oliveira do Amaral Departamento de Cinema e Audiovisual (UFF)
  • Isadora Krummenauer PPGCINE-UFF

Resumo

Este artigo pretende aprofundar e apresentar o conceito de espaço íntimo, um espaço de alteridade, onde a utopia romântica estabelece uma relação distinta em determinadas cenas ou sequências fílmicas, nas quais o amor é uma atmosfera, um cenário e uma mise-en-scene que aglutinam formas de sentir na nossa sociedade. A partir da necessidade de pensar o que em comum as tramas de romance acabam por exercer, vamos observar o espaço que surge em cenas de vulnerabilidade e desejo. Nossa abordagem será centrada em dois aspectos: a conceituação da utopia romântica (Ilouz, 1997), espaço (Gaudin, 2015; Zan, 2022) e atmosfera (Gumbrecht, 2014; Gil, 2005), para então percebermos como o espaço íntimo se manifesta enquanto “ilhas de intimidade” - que podem nos ajudar a construir momentos sensíveis em narrativas de amor. Tais conceitos serão aplicados em análises de obras como Guerra Fria (2018), Felizes Juntos (1997), A pior pessoa do mundo (2021) e Carol (2015).

Biografia do Autor

Carolina Oliveira do Amaral, Departamento de Cinema e Audiovisual (UFF)

Doutora e Mestre pelo PPGCOM-UFF em Comunicação Social - Linha de Estudo: Estudos de Cinema e Audiovisual. Professora de roteiro de audiovisual, criação de textos, gêneros narrativos e Produção Audiovisual. Em 2017, integrou a equipe de pesquisa "Cine y Sociedad" do departamento de Estudos Ingleses da Universidad de Zaragoza. Desde 2007, tabalhou no audiovisual em setores como Produção, Criação e Direção.

Isadora Krummenauer, PPGCINE-UFF

Formada pela PUC-Rio em cinema, é roteirista, pesquisadora e produtora. Em 2022, integrou a equipe criativa da Raccord Produções. Em 2021, trabalhou como roteirista de desenvolvimento na Formata Produções. Autora e produtora da peça PARTO, contemplada pela Lei Aldir Blanc, em 2021. Atualmente, escreve um longa-metragem para Raccord Produções e está como assistente de sala para uma animação do canal Gloob. Recentemente adquiriu o título de Mestre em Cinema, pelo programa de pós-graduação da Universidade Federal Fluminense.

Downloads

Publicado

2024-07-27

Como Citar

Amaral, C. O. do, & Krummenauer, I. (2024). Espaço Íntimo: amor, atmosfera e sensorialidade . Logos, 31(1). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/81013

Edição

Seção

Dossiê "Amor da cabeça aos pés": imagens flamejantes, comunicações incorporadas.