O impacto da digitalização do rádio na opinião dos jornalistas e dos ouvintes

Autores

  • Nair Prata
  • Maria Cláudia Santos
  • Wanir Campelo
  • Sônia Caldas Pessoa

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2011.2289

Palavras-chave:

RÁDIO DIGITAL, JORNALISTAS, PÚBLICO, RÁDIO ITATIAIA

Resumo

Resumo: O Brasil prepara-se para receber o rádio digital, mas as discussões acerca da nova mídia são marcadas, principalmente, pelos aspectos tecnológicos; pouco se debate sobre a produção de conteúdo, as novas formas de jornalismo e o que o público espera desse novo modelo. Há três anos, foi realizada pesquisa com ouvintes e jornalistas da Rádio Itatiaia, com o objetivo de conhecer a opinião deles no que diz respeito ao impacto do processo de digitalização. Em 2011, a pesquisa foi reaplicada. Os resultados mostram que há um novo público e que as emissoras devem se apressar, senão o digital já nasce obsoleto.

Palavras-chave: RÁDIO DIGITAL; JORNALISTAS, PÚBLICO; RÁDIO ITATIAIA

The impact of digitization of radio in the opinion of journalists and listeners

 

Summary: Brazil is preparing to receive digital radio, but the discussions about the new media are marked mainly by the technological aspects; there is little debate on the content production, new forms of journalism and what the public expects of this new model. Three years ago, a research was conducted with listeners and journalists from Radio Itatiaia to know their opinion regarding the impact of the digital process. In 2011, the research was reapplied. The results show that there is a new audience and that radio stations should hurry to prevent the digital born already obsolete. 

Keywords: DIGITAL RADIO, JOURNALISTS, AUDIENCIE, RADIO ITATIAIA

 

 

Biografia do Autor

Nair Prata

Doutora, professora do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto e coordenadora do Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). Suas pesquisas estão concentradas em radiojornalismo, tecnologias e webradio. 

Nair Prata (Ph.D) is Professor of Journalism at Federal University of Ouro Preto and current coordinator of the Research Group on Radio and Sound Media of the Brazilian Society of Interdisciplinary Studies in Communication. Her research focus is radiojournalism, technologies and webradio. E-mail: nairprata@uol.com.br

.

 


Maria Cláudia Santos

Maria Cláudia Santos é jornalista, mestre em Gestão Social  e Desenvolvimento Local (UNA), coordenadora de jornalismo  da Rádio Itatiaia (MG). No Brasil, trabalha como cor-respondente internacional para a Rádio Voz da América (VOA-EUA). Suas pesquisas estão concentradas em radiojornalismo, global/local e tecnologias. E-mail: 

mariaclaudiasantos@yahoo.com.br.

 

Maria Cláudia Santos is Journalist, (MA) Social Management, Education and Local Development (UNA) and coordinator of Journalism Radio Itatiaia (MG). In Brazil, works as international correspondent - Radio Voice of America (USA).  Her research focus is radiojournalism, global/local and technologies. E-mail: mariaclaudiasantos@yahoo.com.br.

 

 


Wanir Campelo

Wanir Campelo (M.S) é jornalista, professora do curso de Jornalismo do Centro Universitário de Belo Horizonte e assessora de imprensa do secretário de Estado de Governo de Minas Gerais. Sócia do Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). Suas pesquisas estão concentradas em radiojornalismo, história do rádio e tecnologias. E-mail: wanircampelo@gmail.com.

Wanir Campelo (MA) is Journalist, Professor of Journalism at Belo Horizonte University Center (UniBH) and Press Officer of Minas Gerais State Government Secretary. Member of the Research Group on Radio and Sound Media of the Brazilian Society of Interdisciplinary Studies in Communication. Her research focus is radiojournalism, radio history and technologies. E-mail:wanircampelo@gmail.com.


Sônia Caldas Pessoa

Sônia Caldas Pessoa é Jornalista, Mestre em Linguística (UFMG), doutoranda em Linguística (UFMG), professora da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e do Centro Universitário Newton Paiva. Suas pesquisas se concentram em radiojornalismo, rádio e tecnologia, entrevista e análise do discurso. E-mail: soniacaldaspessoa@gmail.com.

Sônia Caldas Pessoa is Journalist, (MA) Linguistic (UFMG), Doctoral Student (UFMG), Professor of Journalism at Federal University of Ouro Preto (UFOP) and Newton Paiva University Center. Her research focus is radiojournalism, technologies, interview and discourse ana-lysis E-mail: soniacaldaspessoa@gmail.com.

 

 


Downloads

Publicado

2011-12-30

Como Citar

Prata, N., Santos, M. C., Campelo, W., & Pessoa, S. C. (2011). O impacto da digitalização do rádio na opinião dos jornalistas e dos ouvintes. Logos, 18(2). https://doi.org/10.12957/logos.2011.2289