Ética do cuidado:

discursos e experiências de saúde emocional desafiam a comunicação organizacional no Brasil

Autores

  • Sônia Caldas Pessoa

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2024.86247

Resumo

Pensamos a ética do cuidado do ponto de vista da diversidade nas organizações e a importância da comunicação organizacional. No nosso ponto de vista, o cuidado é reconhecido como relações de interdependência entre os seres humanos, outras espécies e o meio ambiente. O objetivo deste estudo é estabelecer um diálogo sobre a ética do cuidado na França e refletir acerca dos discursos sobre a saúde emocional e o bem-estar nas organizações brasileiras e suas inter-relações com a diversidade. Contextualizou-se a saúde emocional dos trabalhadores a partir de pesquisas, e foram analisados discursos de um podcast voltado para organizações e gestores. Concebeu-se a comunicação organizacional em dimensões, como a afetiva e coletiva, de forma a defender, implementar e consolidar o cuidado como um ativo importante para a diversidade e o bem-estar nas organizações.

Biografia do Autor

Sônia Caldas Pessoa

Professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e professora permanente do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM/UFMG).    Bolsista PQ (CNPQ). Professora visitante no Institut Mines-Telecom Évry, França, (2023/2024), com bolsa Capes-Print.    Co-coordenadora da Rádio Terceiro Andar, do Laboratório de Experimentações Sonoras (FAFICH/UFMG) e do Afetos: Grupo de Pesquisa em Comunicação, Discursos e Experiências, com cadastro no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.    Autora dos livros Afetos de mãe: amor, morte e vida (2024) e Imaginários sociodiscursivos sobre a deficiência: experiências e partilhas (2018). É uma das organizadoras do livro Comunicação e Acessibilidades: um guia para práticas hospitaleiras. Organizou mais de 15 livros desde 2011 sobre temáticas como afetos, metodologias vulneráveis, experiências metodológicas, desigualdades sociais, gênero, crise da democracia, fluxos comunicacionais, ensino remoto emergencial, entre outros temas.    Em 2018 recebeu o Prêmio O Erasmus+, programa da União Europeia para os domínios da Educação, da Formação, da Juventude e do Desporto para o período de 2014 a 2020, com vista a apoiar a execução da Agenda Política Europeia para a justiça social, a inclusão, o crescimento e o emprego. Doutora em Estudos Linguísticos pela Faculdade de Letras (FALE) da UFMG (2015).    Coordenadora do GT Estudos Radiofônicos da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós).    Diretora da Série Comunicação, Discursos e Experiências na Editora Fi. Foi Bolsista do CNPQ em doutorado sanduíche na Université Paris Est-Crèteil: Le Céditec (Centre d'étude des discours, images, textes, écrits, communication), Paris, França (2013/2014) e bolsista da Capes no Brasil (2012/2015). Mestre em Linguística pela Faculdade de Letras (FALE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (2005).    Foi Diretora científica adjunta da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) na gestão 2017/2020. É integrante da Adal: Analyse des Discours de lAmérique latine, organização científica com sede na França e participação de pesquisadores franceses e da América Latina, e membra da Associação Latino-americana de Estudos do Discurso (ALED). Graduada em Jornalismo, atuou em veículos de comunicação de Minas Gerais (rádio, TV, jornal) além de assessorias de comunicação.    Dedica-se desde 2002 à atividade acadêmica, tendo sido professora de Comunicação Social (graduação e pós-graduação lato sensu) em instituições de ensino superior em Minas Gerais. É idealizadora do Blog Tudo Bem Ser Diferente (https://tudobemserdiferente.wordpress.com), que abordou a educação inclusiva, compreendendo as diferenças, as deficiências e a diversidade. O blog foi criado para compartilhar desafios e narrativas sobre a inclusão da partir das experiências com o filho Pedro, que morreu aos 9 anos, em 2016, com hidrocefalia.

Downloads

Publicado

2025-01-14

Como Citar

Pessoa, S. C. (2025). Ética do cuidado: : discursos e experiências de saúde emocional desafiam a comunicação organizacional no Brasil. Logos, 31(3), 88–105. https://doi.org/10.12957/logos.2024.86247

Edição

Seção

Dossiê "Comunicação e Diversidade nas Organizações"