A proximidade pesquisador/objeto como potência criativa: percursos investigativos entre as cenas musicais de Porto Alegre e Montevidéu

Autores

  • Felipe Gue Martini Unisinos/RS

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2017.22337

Palavras-chave:

epistemologia, poética, rock,

Resumo

A reflexão sobre a proximidade do pesquisador com seu objeto empírico de pesquisa, no caso as cenas musicais do rock independente de Porto Alegre e Montevidéu, surge a partir da noção de psicanálise do conhecimento objetivo, de Gaston Bachelard. Através de questionamentos teóricos críticos, o autor propõe a apreensão poética das realidades objetivas da pesquisa, onde a musicalidade é percebida como potencial metodológico no universo da observação participante.

Biografia do Autor

Felipe Gue Martini, Unisinos/RS

Doutorando em Comunicação Unisinos/RS. Coordenador do Centro Integrado de Comunicação e do bacharelado em Jornalismo da Faculdade da Serra Gaúcha (FSG/RS). Jornalismo, pesquisador do grupo Processocom e Rede Amlat.

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Publicado

2018-07-10

Como Citar

Martini, F. G. (2018). A proximidade pesquisador/objeto como potência criativa: percursos investigativos entre as cenas musicais de Porto Alegre e Montevidéu. Logos, 24(3). https://doi.org/10.12957/logos.2017.22337