O adeus dos fãs: John Updike e o imaginário esportivo do beisebol
DOI:
https://doi.org/10.12957/logos.2017.21738Palavras-chave:
Beisebol, Novo Jornalismo, Ficção, RealidadeResumo
O beisebol, em pouco tempo, se tornou o esporte mais popular dos Estados Unidos. Tornou-se, também, uma inspiração para o jornalismo norte-americano que se utilizava de elementos literários para narrar as jogadas e os mitos dos jogadores, elevando-os a condição de heróis. Nos anos 1960, o novo jornalismo, mesmo despretensioso, esse estilo permitiu ao jornalista utilizar-se de sua subjetividade para contar os fatos. John Updike, representante do novo jornalismo e autor da crônica trabalhada nesta pesquisa, encontraram no beisebol uma de suas inspirações. Para análise, foi utilizado o conceito de Narratologia e o modelo atuacional de Algirdas J. Greimas e a concepção de ficção e realidade da Rosana Soares, Marcelo Bulhões e Jean-Paul Sartre, buscando a constatação do engendramento entre ficção e realidade nas crônicas de beisebol no novo jornalismo.Downloads
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Publicado
2018-05-01
Como Citar
PRADO, Guilherme Fragosso do; VENANCIO, Rafael Duarte Oliveira. O adeus dos fãs: John Updike e o imaginário esportivo do beisebol. Logos, Rio de Janeiro, v. 24, n. 3, 2018. DOI: 10.12957/logos.2017.21738. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/21738. Acesso em: 11 maio. 2025.
Edição
Seção
Dossiê
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