Índice jornalístico da cultura em suplementos: panorâmica editorial do caderno Cultura de Zero Hora (2006-2009)

Autores

  • Cida Golin Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Everton Cardoso UFRGS
  • Mariana Müller UFRGS
  • Mariana Sirena UFRGS
  • Cíntia Warmling UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2015.19558

Palavras-chave:

Comunicação, Artes.

Resumo

Resumo: Este artigo apresenta uma panorâmica do caderno semanal Cultura, de Zero Hora, entre 2006 e2009, primeira etapa de pesquisa financiada pelo CNPq. Faz a primeira leitura dos resultados quantitativos daanálise de conteúdo de 1413 textos em 208 edições – índices obtidos a partir da operacionalização de bancode dados criado especialmente para o trabalho. O espaço restritivo do suplemento evidencia a função peritado jornalismo, demarca conteúdos proeminentes e seleciona o elenco de especialistas convocados a escreveruma narrativa em fragmentos sobre a cultura. O caderno analisado movimenta-se, principalmente, pelo ritmodo evento e do tempo cíclico da efeméride. Rege-se pelo valor da notoriedade e, dentro do leque eclético detemáticas, tem no mercado editorial um dos eixos de produção de pautas. O olhar sobre a cultura desde osul reside especialmente na escolha dos colaboradores, vinculados às relações de sociabilidade da redação e àsinstituições regionais.Palavras-chave: Jornalismo cultural; suplemento cultural; caderno Cultura (Zero Hora); panorâmica editorial.

Abstract: This article presents an overview of Zero Hora’s weekly supplement Cultura between 2006 and2009 – the first phase of a research project sponsored by CNPq. It brings the first interpretation of thequantitative results obtained by means of the content analysis of 1413 texts in 208 editions – indexesobtained using a database created specifically for this job. The restricted space of the supplement makes itevident the function of journalism as an expert system, defines prominent contents and selects the set of expertscalled to write a fragmented narrative on culture. The analyzed publication moves mainly according to therhythm of events and the cyclic timing of anniversaries. It is ruled by the value of notoriety and, among aplethora of themes, has the editorial market as one of the axes for its agenda. The glance on culture with asouthern bias is visible mainly in the choice of authors, who usually have connections to the the newsroomand regional institutions sociability.Keywords: Cultural journalism; cultural supplement; Cultura (Zero Hora); editorial overview.

Biografia do Autor

Cida Golin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor dos Cursos de Jornalismo e de Museologia da FABICO | UFRGSProfessor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e InformaçãoPesquisador CNPq

Everton Cardoso, UFRGS

Doutorando PPGCOM|UFRGS.Jornalista da SECOM | UFRGS.Professor do Curso de Jornalismo da Unisinos

Mariana Müller, UFRGS

Mestranda PPGCOM|UFRGS. Jornalista da TVE |RS

Mariana Sirena, UFRGS

Mestre em Comunicação e Informação pela UFRGS.Jornalista da OSPA-RS

Cíntia Warmling, UFRGS

Jornalista. Foi Bolsista de Iniciação Científica durante a realização desta etapa da pesquisa.

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Como Citar

Golin, C., Cardoso, E., Müller, M., Sirena, M., & Warmling, C. (2015). Índice jornalístico da cultura em suplementos: panorâmica editorial do caderno Cultura de Zero Hora (2006-2009). Logos, 1(22). https://doi.org/10.12957/logos.2015.19558